Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "Notebooks 1944" (Página 447 – 10/08/1944) Jesus diz
[para Maria Valtorta]: "Você chegou muito perto da verdade, mas não a alcançou perfeitamente.
"
Aqueles que estão Comigo no Paraíso e que, por razões misteriosas, viveram uma hora de inferno na terra, como você chama, lembre-se, é verdade. Mas eles não experimentam seu amargor nem veem sua escuridão ou recebem mais choques de horror ao lembrar dessa hora. Aqui tudo é luz, doçura e paz. E nada pode anulá-los, nem mesmo a memória dos mais atrozes tormentos sofridos. Mas a memória permanece. Não dói mais, mas ela sobrevive. É uma fonte ativa de caridade/amor. Nunca mais diga, minha filhinha, nunca mais diga: "Se eu puder estar em outro lugar, não vou querer me lembrar de ter vivido mais. Não terei mais nem mesmo de olhar para esta terra dolorosa, onde há tanta dor e tanto mal". Ao raciocinar assim, você raciocina de maneira humana. Você não deve fazer isso. Eu coloquei você fora do pequeno círculo básico do que é humano. Já a coloquei na liberdade infinita e alegre do sobrenatural. Despoje-se de todos os resíduos do ser humano com santa prontidão e uma vontade alegre. Seja uma "filha de Deus" de forma completa.
“Ser uma filha de Deus completamente significa ser uma como no Céu – isto é, possuir um amor que supere todos os obstáculos da memória amarga e, na verdade, que as memórias amargas sejam um estímulo para uma maior caridade/amor.
"
Olha, filha. Quando alguém está aqui, no meu Paraíso, possui o Amor, pois o Paraíso é a possessão eterna de Deus, que é Amor. Ao possuir o Amor perfeito, o espírito experimenta uma metamorfose na perfeição que derruba até o último resíduo de justiça humana.
"Um espírito sofreu na terra? Justamente porque sabe que sofreu na terra, ele terá misericórdia da terra e se dedicará a uma ativa caridade/amor por misericórdia na terra. "Sofreu na terra por causa dos homens? Pois a terra, em si mesma, é boa. Ela lhe dá pão e lã, frutas e fogo; não é uma inimiga e cruel para você, como o homem é.
Mas, precisamente porque sabe que na terra há homens que sofrem e causam sofrimento, o espírito deificado sente assim uma santa vontade de agir a favor dos seus irmãos e irmãs no exílio. Todos pobres, os que sofrem e, mais ainda, os que causam sofrimento, porque obtêm para si pobreza eterna e desolação eterna.
"Meus santos, desde o seio beatífico da contemplação, não deixam de trabalhar por um instante para vocês que ainda estão errantes no exílio, e é uma grande alegria para eles quando um sorriso Meu os ordena que entrem em seu meio para ajudá-los e levá-los de volta ao Bem. "O paraíso dos santos tem duas faces. Uma olha para Deus e se deleita nEle. A outra é voltada para seus irmãos e irmãs pobres, e esta caridade vigilante e amorosa não cessará até que o último homem termine de lutar na terra. Os santos pedem à minha Divina Majestade que conceda que eles possam vir até vocês para ajudá-los. "Você vê, filha? Hoje meu mártir Lourenço [refere-se ao dia de São Lourenço – 10 de agosto] está olhando para a pobre terra e os pobres homens com mais amor do que sempre, pois, imerso como está na Caridade e na Sabedoria, ele vê naquela terra e naqueles homens uma das duas razões principais de sua bem-aventurança eterna, e ele quer ajudá-los por gratidão por terem sido a razão de sua glória. Mesmo se você estivesse no lugar de expiação temporária, você teria esta caridade ativa. Pois as almas do purgatório ainda não vêem a Deus, mas já O amam como no céu e já têm os impulsos de caridade/amor dos bem-aventurados."Então, nunca mais diga que você quer esquecer a terra. Meus filhos nunca tiveram um amor egocêntrico, mas, imitando seu Senhor, irradiam seus raios como sóis sobre os bons e os maus a chamar todos eles para a Luz.
"Eu, seu Pai, quis dar-lhe este ensinamento. Eu que amei tanto a terra, apesar de saber todos os crimes passados e futuros, os crimes cometidos pelos homens, e que rasguei minha Palavra do meu peito para enviá-la para santificar a terra. Meu Pensamento sabia que entre os crimes futuros haveria o deicídio. E, no entanto, isso não colocou um freio no meu amor. Como não deteve a pressa amorosa da Palavra ou a atividade amorosa do Paráclito. “Pense como uma filha de Deus, e a bênção do Pai e do Filho e do Espírito Santo sempre estará sobre ti".