Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "O Evangelho como me foi revelado" (1944-1950) (Vol. 6 – Terceiro ano da vida pública de Jesus – Cap. 411. Lições tiradas da natureza. A colheita milagrosa para uma idosa. Como ajudar aqueles que estão se redimindo – Página 168 – 27/09/1944) [Maria Valtorta comenta:] Os apóstolos se aproximaram do Mestre e estão ouvindo a lição tirada dos reinos vegetal e animal.
[Jesus diz:] «… Bem, o Meu amor faz, no que diz respeito a Satanás, o que a Minha mão está fazendo agora. Ela destrói a teia de aranha.
Veja como a aranha foge e se esconde. Tem medo do que é mais forte. Satanás também tem medo do que é mais forte. E o mais forte é o amor.»
[Pedro diz:] «Não seria melhor destruir a aranha?» pergunta Pedro, que é muito prático em suas conclusões.
[Jesus diz:] "Seria melhor. Mas a aranha está cumprindo seu dever. É verdade que mata as pobres borboletas tão lindas, mas extermina um grande número de moscas imundas, que transmitem doenças e infecções, de pessoas doentes a saudáveis, de cadáveres a vivos.»
[Pedro diz:] «Mas no nosso caso o que faz a aranha?»
[referindo-se a Satanás]
[Jesus diz:] «O que ela faz, Simão? (Simão também é um homem idoso e se queixava de reumatismo).
Faz o mesmo que a sua boa vontade faz. Destrói a tibieza, a apatia, a vaidade vã. Isso o obriga a estar vigilante. O que o torna digno de prêmio? Luta e vitória. Você pode vencer se não lutar? A presença de Satanás exige vigilância contínua. O Amor, então, que te ama, faz com que sua presença não seja necessariamente prejudicial. Se você se mantiver próximo ao Amor, Satanás tentará, mas será incapaz de causar danos reais. »
[Pedro diz:] «Sempre?»
[Jesus diz:] "Sempre. Em grandes e pequenas coisas. Por exemplo, uma pequena coisa: ele em vão te aconselha a cuidar da saúde
[a abandonar Jesus para cuidar da saúde]. Um conselho traiçoeiro para tentar afastá-lo de mim. Mas o amor o segura fortemente, Simão, e suas dores perdem a importância mesmo aos seus olhos.»
[Pedro diz:] «Oh! Senhor! Você sabe?… »
[Jesus diz:] "Sim eu sei. Mas não desanime. Anime-se! O Amor, Que é o primeiro a sorrir da tua natureza humana que treme por causa do seu reumatismo, te dará tanta coragem ...» Jesus sorri do seu apóstolo envergonhado e o aperta nos braços para o consolar. Mesmo quando sorri, Ele é cheio de dignidade. Os outros também sorriem.
Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "O Evangelho como me foi revelado" (1944-1950) (Vol. 8 – O terceiro ano da Vida Pública de Jesus – Cap. 529. Ensinamentos aos apóstolos enquanto fazem trabalho manual na casa de João de Nob – Página 114/115 – novembro/1946) [Jesus diz para o apóstolo André:] Digo-te solenemente que os que se vendem ao Maldito para atingirem o seus fins são mais numerosos do que se imagina. »
«Eles têm sucesso? Eles alcançaram o que pediram? » pergunta André.
[Jesus diz:] «Nem sempre e nem tudo. Mas eles ganham alguma coisa. »
[André diz:] "Como pode ser? O demônio é tão poderoso a ponto de simular Deus? »
[Jesus diz:] «Ele é ... mas ele seria um nada se o homem fosse santo. O fato é que muitas vezes o próprio homem é um demônio. Lutamos contra possessões óbvias, barulhentas e marcantes. Todos os conhecem… Estão longe de ser agradáveis para familiares e cidadãos e, sobretudo, aparecem na forma material. O homem sempre se impressiona com o que é pesado e atinge seus sentidos. Ele não percebe o que é imaterial e é perceptível apenas pelo que é imaterial: sua razão e seu espírito, e mesmo que perceba, não cuida disso, principalmente se não lhe for prejudicial. Portanto, tais posses ocultas escapam ao nosso poder de exorcizadores! E são as mais prejudiciais porque atuam na parte mais escolhida, com a parte mais escolhida e em direção a outras partes escolhidas: da razão à razão, do espírito ao espírito. São como miasmas corruptores, impalpáveis, imperceptíveis, até que o portador não seja avisado pela febre da doença de que está acometido por ela. »
«E Satanás o ajuda? Mesmo? Por quê? E por que Deus o permite? E Ele sempre o permitirá? Mesmo depois de você estar reinando? » todos perguntam.
[Jesus diz:] «Satanás ajuda a completar a escravidão. Deus permite que ele aja assim porque o valor da criatura surge da luta entre o Alto e o Baixo, o Bem e o Mal. Seu valor e sua vontade emergirão. Ele sempre permitirá que ele aja. Também depois de eu ter sido levantado. Mas Satanás então terá que lutar contra um grande inimigo e o homem terá um amigo muito poderoso. »
[André diz:] «Quem?»
[Jesus diz:] "A Graça."