Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "O Evangelho como me foi revelado" (1944-1950) (Vol. 2 – Primeiro ano da vida pública de Jesus – Cap. 89. A despedida de Jonas, a quem Simão Zelote espera libertar. A chegada de Jesus a Nazaré – Página 37/38 – 27/01/1945) [Jesus diz a Simão Zelote:] Oh! Como me atormenta ver pessoas boas sofrerem! Minha situação de homem pobre desprezado pelo mundo só me aflige por isso.
Se Judas Me ouvisse, diria: “Mas não és tu a Palavra de Deus? Dê a ordem, e essas pedras se tornarão ouro e pão para os pobres”. Ele iria repetir a armadilha de Satanás. Estou ansioso para satisfazer a fome das pessoas. Mas não da maneira que Judas gostaria. Vocês ainda não estão suficientemente maduros para compreender a profundidade do que quero dizer.
Mas vou lhe dizer: se Deus cuidasse de tudo, roubaria Seus amigos. Ele os privaria da chance de serem misericordiosos e cumprir o mandamento do amor. Meus amigos devem possuir esta marca de Deus, em comum com Ele: a santa misericórdia que consiste em atos e palavras. E a infelicidade de outras pessoas dá aos Meus amigos a oportunidade de praticá-la. Você entendeu o que quero dizer? »
[Simão Zelote diz:] «Seu pensamento é profundo. Vou ponderar suas palavras. E me humilho ao ver como sou estúpido e quão grande é Deus, que deseja que sejamos dotados de todos os Seus mais doces atributos, para que possa nos chamar de Seus filhos. Deus é revelado a mim em Suas múltiplas perfeições por cada raio de luz com o qual Você ilumina meu coração. Dia a dia, como quem prossegue num lugar desconhecido, vai progredindo em mim o conhecimento da Coisa imensa que é a Perfeição Que nos quer chamar de seus “filhos” e pareço escalar como uma águia ou mergulhar como um peixe em duas profundidades infinitas, como o céu e o mar, e subo cada vez mais alto e mergulho cada vez mais fundo, mas nunca toco o fim. Mas o que é, portanto, Deus? »
[Jesus diz:] «
Deus é a Perfeição inatingível, Deus é a Beleza perfeita, Deus é o Poder infinito, Deus é a Essência incompreensível, Deus é a Bondade insuperável, Deus é a Misericórdia indestrutível, Deus é a Sabedoria incomensurável, Deus é o Amor que se fez Deus. Ele é o Amor! Ele é o Amor! Você diz que quanto mais conhece a Deus em Sua perfeição, mais alto você parece subir e mais fundo mergulhar em duas profundezas infinitas de azul sem sombra ...
Mas quando você entender o que é o Amor que se tornou Deus, você não vai mais escalar ou mergulhar no azul, mas em um vórtice ardente e você será atraído para uma bem-aventurança que será morte e vida para você. Você possuirá Deus, com uma posse perfeita, quando, por sua vontade, conseguir entendê-lo e merecê-lo. Você então será fixado em Sua perfeição. »