Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "O Evangelho como me foi revelado" (1944-1950) (Vol. 7 – O terceiro ano da Vida Pública de Jesus – Cap. 444. Elogio a Marjiam. Lição sobre o preceito do amor, sobre a salvação dos pagãos virtuosos e sobre os méritos do Homem Deus. Página 40 – 30/05/1946) [Jesus diz:] Deus está unido à caridade. E a Caridade é verdadeiramente, e mais intimamente e realmente o espírito de Seu Espírito, ainda mais do que um casal que se ama profundamente.
O próprio Deus é caridade. A caridade é o aspecto mais manifesto e ilustrativo de Deus. De todos os Seus Atributos, a caridade é o soberano e o original, porque todos os outros atributos de Deus se originam da Caridade. O que é poder senão caridade ativa? O que é a sabedoria senão ensinar a caridade? O que é misericórdia senão a caridade perdoadora? O que é Justiça senão governar a caridade? E eu poderia continuar assim com relação a todos os incontáveis atributos de Deus.
Agora, depois do que eu disse, vocês podem acreditar que aquele que não tem Caridade, tem Deus? Não, ele não tem. Vocês podem imaginar que ele pode aceitar a Deus, mas não a Caridade? Só existe uma Caridade e ela abrange o Criador e as criaturas e não é possível ter apenas uma metade dela: aquela para o Criador, sem ter também a outra metade: aquela para o nosso próximo.
Deus está em Suas criaturas. Ele está nelas com Seu sinal indelével, com Seus direitos de Pai, Cônjuge e Rei. A alma é Seu trono, o corpo Seu templo.
Ora, quem não ama um de seus irmãos e o despreza, despreza, entristece e subestima o Senhorio da casa de seu irmão, o Rei, o Pai, a Esposa de seu irmão, e é natural que este grande Ser Que é Tudo, e Que está presente em um irmão, em todos os irmãos, deve considerar como dada a Ele a ofensa feita a um ser menor, a uma parte criada pelo Todo, isto é, a um só homem.Por isso vos ensinei as obras de misericórdia corporais e espirituais, por isso vos ensinei a não escandalizar os teus irmãos, por isso vos ensinei a não julgar, a não desprezar ou a rejeitar os seus irmãos, sejam eles bons ou não bons, fiéis ou gentios, amigos ou inimigos, ricos ou pobres.