Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "Notebooks 1943" (Página 116 – 18/07/1943) Jesus diz:
“Eu disse que te explicaria como Nosso amor aumenta seu peso hora a hora.
“Não cometa um erro de interpretação.
Em Deus tudo está em um presente eterno. E tudo é perfeito e completo. Mas Deus nunca está inativo. Ele gera continuamente. Fornecerei comparações humanas para te esclarecer melhor.
“
As Três Pessoas que se amam e que amam seu trabalho são como tantas fontes de calor convergindo para um único ponto a partir do qual se derramam sobre o universo. Agora, o calor de três fontes de fogo liberando continuamente ondas do mesmo calor (o mesmo em potência e igual desde o início) – o que ele produz? Um aumento de calor no ambiente em que as três correntes são introduzidas. Agora,
se isso for recolhido por instrumentos prontos para recebê-lo, o equilíbrio entre produção e efusão permanece. Mas se os instrumentos se recusam a recebê-lo, obstruídos por outros corpos, o equilíbrio se altera. E, na vida natural, até mesmo catástrofes podem ocorrer.
“Eles também ocorrem na vida sobrenatural. Você não sente isso? O seu amor, não reconhecido e não aceito, não aumenta em seu coração, oprimindo-o tanto que às vezes explode em uma explosão de justa indignação? Eu digo "justa" porque sou justo. Eu também digo: "Supere isso, no entanto, pelo bem da Caridade/Amor. E se ela pode fazer tanto em você, que tem um amor relativo, o que acontecerá em Deus, onde tudo é infinito?
“Nosso Amor, que o homem recusa, cresce e cresce e cresce ....