Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "O Evangelho como me foi revelado" (1944-1950) (Vol. 7 – O terceiro ano da Vida Pública de Jesus – Cap. 498. Admoestação de Tadeu e Tiago de Zebedeu após um desacordo com o Iscariotes – Página 233 – 21/09/1946) [Jesus diz:] Vocês acham que não vejo os erros de Judas e não estou familiarizado com seus atos? Oh! estejam convencidos de que não é assim.
Se eu quisesse seres que fossem perfeitos em seus espíritos, teria feito os anjos se encarnarem e Me cercaria deles. Eu poderia ter feito isso. Mas isso realmente teria sido uma coisa boa? Não. Do meu lado, teria sido egoísmo e desprezo. Eu teria evitado a dor causada pelas suas imperfeições e teria desprezado os homens criados por Meu Pai e tão amados por Ele a ponto de Me enviar para salvá-los. E do lado do homem, teria sido prejudicial para o seu futuro.
Quando Minha missão for completada e eu subir novamente ao Céu com Meus anjos, o que e quem realmente sobraria para continuar Minha missão? Qual homem teria sido capaz de tentar e fazer o que eu digo,
se apenas um Deus e os anjos tivessem dado o exemplo para uma nova vida guiada pelo espírito?
Foi necessário que eu tomasse um corpo humano para persuadir o homem de que, se ele quiser, pode ser casto e santo em todos os sentidos.
E também foi necessário que eu aceitasse os homens como são, cujos espíritos respondessem ao Meu espírito, sem levar em conta se eram ricos ou pobres, eruditos ou ignorantes, cidadãos ou camponeses. Foi necessário que Eu os aceitasse como os encontrei e que a Minha vontade e a deles os transformassem lentamente em mestres de outros homens.
O homem pode acreditar no homem, no homem que ele vê. Mas é difícil para o homem, que caiu tão baixo, acreditar em Deus, que ele não vê. O Sinai ainda ardia em chamas e a idolatria já havia começado ao pé da montanha ... Moisés ainda não estava morto, e eles já estavam cometendo pecados contra a Lei, embora não pudessem olhar para o rosto dele. Mas quando vocês forem transformados em mestres e serão como um exemplo, uma testemunha, como o fermento entre os homens, eles não poderão mais dizer: “São deuses que desceram entre os homens e não podemos imitá-los”.
Eles terão que dizer: “Eles são homens como nós. Eles têm os mesmos instintos, incentivos e reações que nós, mas são capazes de resistir aos seus incentivos e instintos, e suas reações são completamente diferentes das nossas reações brutais”. E ficarão convencidos de que o homem pode ser divinizado, se apenas desejar seguir os caminhos de Deus. Olhe para os gentios e idólatras. Eles são melhorados por todo o seu Olimpo e todos os seus deuses? Não. Porque se eles são incrédulos, eles dizem que seus deuses são uma fábula; se são fiéis dizem: “Eles são deuses e eu sou um homem” e não se esforçam por imitá-los.
Portanto, vocês devem se esforçar para ser como Eu. E não tenham pressa. O homem evolui lentamente de um animal razoável para um ser espiritual. E tenham paciência uns com os outros! Ninguém, exceto Deus, é perfeito.