Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "Notebooks 1943" (Página 45 – 10/06/1943) Jesus diz:
“
Se minha carne é realmente comida e meu sangue é realmente bebida, por que suas almas estão morrendo de fome? Por que você não cresce na vida da graça?
“Há muitos para os quais é como se minhas igrejas não tivessem um tabernáculo. Eles são aqueles que Me repudiaram ou esqueceram.
Mas também há muitos que se alimentam de mim. E ainda assim eles não progridem. Enquanto em outros, com cada união Comigo como Eucaristia, há um aumento na graça. Explicarei a você os motivos dessas diferenças .
[...] “Então existem aqueles que vêm a Mim apenas quando são incitados pela necessidade ou estimulados
pelo medo. Depois vêm bater no Tabernáculo, que se abre, sempre dando conforto, e muitas vezes, se for útil, a graça pedida.
Mas gostaria que o homem viesse a mim não apenas para pedir, mas também para dar.
“Depois há os que se aproximam da Mesa, onde me torno comida,
por hábito. Nestes, os frutos do Sacramento duram aquele curto período durante o qual as espécies duram e depois desaparecem. Como não incluem nenhum ímpeto em vir a Mim, não progridem na vida do espírito, que é essencialmente uma vida de caridade. Eu sou Caridade e levo caridade, mas minha caridade vem a definhar nessas almas mornas que nada consegue esquentar mais.
“
Outro grupo é o dos fariseus. Existem alguns até hoje – é uma raiz de grama que não morre. Eles agem com ardor, mas são mais frios que a morte. Sempre são como aqueles que Me mataram, colocando-se claramente em exibição, cheios de orgulho, cheios de falsidade, certos de possuir a perfeição, sem misericórdia, exceto para eles próprios, convencidos de que são um exemplo para o mundo. São eles que escandalizam os pequeninos e os separam de Mim, pois suas vidas são a antítese do que deveriam ser, e sua piedade envolve forma, mas não substância e, assim que saem do altar, se transformam em dureza para seus irmãos e irmãs.
Estes comem sua condenação, pois perdoo muitas coisas, conhecendo sua fraqueza, mas não perdoo a falta de caridade, a hipocrisia e o orgulho. Eu fujo desses corações o mais rápido possível.
“
Ao considerar esses grupos, é fácil entender por que a Eucaristia ainda não fez do mundo um céu, como deveria.