Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "Notebooks 1943" (Página 62 – 18/06/1943)Jesus diz:
“Para manter a força física, é preciso nutrir o corpo. O indigente que não pode comprar comida implora por ela aos ricos. Costuma pedir pão.
Sem pão, a vida é impossível.
“
Vocês são pessoas pobres que precisam de comida para suas almas. À tua pobreza dei o Pão Eucarístico. Alimenta a medula da alma, dá vigor ao espírito, sustenta a força espiritual e aumenta o poder de todas as faculdades intelectuais, para onde há vital energia, há também energia mental.
“Uma alimentação saudável transmite saúde. A verdadeira comida infunde a verdadeira vida. O alimento sagrado produz santidade. O alimento divino dá a Deus .
“Mas, além de ser pobre, você está doente, fraco, não só com a fraqueza causada pela falta de comida e cessando quando tem comida. Você está fraco por causa das doenças que o estão exaurindo.
Quantas doenças suas almas têm! Quantos germes o Maligno injeta em você para criar essas doenças!
Quem está fraco e doente precisa não só de pão, mas também de vinho.
“
Na minha Eucaristia deixei-vos os dois sinais do que é necessário para a vossa natureza de pobre e para a vossa fraqueza de doente. Pão que nutre, vinho que fortalece.
“
Eu poderia ter Me comunicado a vocês sem sinais externos. Eu posso. Mas vocês são muito fracos para entender o que é espiritual. Seus sentidos externos precisam ver. Suas almas, seus corações e suas mentes se rendem apenas – e ainda com dificuldade – diante de formas visíveis e palpáveis .