Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "Notebooks 1943" (Página 393 – 20/12/1943) Jesus diz: “
Um dos pontos em que seu orgulho afunda no erro – o que, acima de tudo, degrada precisamente sua altivez ao dar-lhe uma origem que, se você fosse menos corrompido pelo orgulho, repudiaria como degradante – é o da teoria de Darwin. [O evolucionismo de Charles Robert Darwin (1809-1882)] “
Para não admitir Deus, que, em seu poder, foi capaz de criar o universo do nada e o homem da lama já criada, você toma a paternidade de um animal selvagem como sua. "Você não percebe que está diminuindo a si mesmo, pois, considere isso, um animal não será sempre um animal, ainda que ele seja exemplar, selecionado, aprimorado e aperfeiçoado na forma e no instinto, e, se desejar, mesmo na formação mental? Você não percebe isso? Isso é um testemunho desfavorável em relação ao seu orgulho como pseudo-super-homem.
“Mas se você não perceber isso, não serei eu que desperdiçarei palavras para torná-lo ciente disso e convertido do erro. Eu faço apenas uma pergunta que, em grande número, vocês nunca se fizeram.
E se você puder me responder com fatos, não vou mais combater essa sua teoria degradante [É claro que Jesus sabe que não existem esses fatos, mas ao lançar esse desafio Ele apela para o nosso intelecto, de forma pedagógica, a fim de que possamos reconhecer, por nós mesmos, o absurdo da teoria].
“
Se o homem é uma derivação do macaco, que por evolução progressiva se tornou homem, como é que ao longo de tantos anos em que vocês mantiveram essa teoria, vocês nunca tiveram sucesso, nem mesmo com os instrumentos e métodos aperfeiçoados no presente, em fazer um homem de um macaco? Você poderia ter pegado a prole mais inteligente de um par de macacos inteligentes e depois a prole inteligente deles e assim por diante. Você agora teria muitas gerações de macacos selecionados e instruídos, cuidados pelo método científico mais paciente, tenaz e sagaz. Mas você ainda teria macacos. Se houvesse uma mutação, seria esta: as feras seriam fisicamente menos fortes que as anteriores e moralmente mais degeneradas, pois, com todos os seus métodos e instrumentos, você teria destruído aquela perfeição de macaco que meu Pai criou para esses quadrupedes.
"
Outra pergunta. Se o homem saiu do macaco, como é que o homem, mesmo com enxertos e formas repugnantes de fecundação cruzada, não volta a ser macaco? Você seria capaz até mesmo de tentar esses horrores se soubesse que isso poderia dar uma sanção de aprovação à sua teoria. Mas você não o faz porque sabe que não seria capaz de transformar um homem em um macaco. Você o transformaria em um filho horrível do homem, um degenerado, talvez um criminoso. Mas nunca um macaco de verdade. Você não tenta porque sabe de antemão que você obteria um resultado ruim e sua reputação ficaria em ruínas.
“Por esta razão você não o faz. Por nenhum outro. Pois você não sente remorso ou horror por degradar um homem ao nível de uma besta para manter uma tese sua. Você é capaz disso e de muito mais. Vocês já são bestas porque negam a Deus e matam o espírito, aquele que os distingue dos animais.
“
Sua ciência Me causa horror. Você rebaixa o intelecto e, como um louco, nem mesmo percebe que o está degradando. Na verdade, eu digo a vocês que muitos dos primitivos são mais homens do que vocês.”