Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "O Evangelho como me foi revelado" (1944-1950) (Vol. 2 – Primeiro ano da vida pública de Jesus – Cap. 87. Com pastores e discípulos perto de Doco. Isaac permanece na Judéia – Página 32 – 25/01/1945) [Jesus diz:] O universo é obra de uma criação calma. O Pai não agiu de maneira desordenada. Mas Ele fez o universo em fases sucessivas. O homem é a obra do progresso paciente, o homem atual, e ele progredirá cada vez mais em conhecimento e poder. E tal conhecimento e poder serão sagrados ou não sagrados, de acordo com sua vontade. Mas o homem não se tornou hábil de uma vez. Os Primeiros Pais, expulsos do Jardim, tiveram que aprender tudo, devagar, progressivamente. Eles tiveram de aprender as coisas mais simples: que um grão de trigo é mais saboroso se for moído na farinha, depois amassado e depois assado. E eles tiveram de aprender a moer e assar. Eles tiveram de aprender a acender uma fogueira. Como fazer uma vestimenta observando a lã dos animais. Como fazer um refúgio observando as feras. Como construir uma caixa, observando os ninhos. Aprenderam a se curar com ervas e água, observando animais que o fazem por instinto. Eles aprenderam a viajar por desertos e mares, estudando as estrelas, domando cavalos, aprendendo a equilibrar barcos na água, observando a casca de uma noz flutuando na água de um riacho.
E quantas falhas antes do sucesso! Mas o homem conseguiu. E ele irá mais longe. Mas ele não será mais feliz por causa de seu progresso, porque se tornará mais hábil no mal do que no bem. Mas ele fará progressos. A redenção não é uma obra paciente? Foi decidida há séculos e séculos, está acontecendo agora depois de ser preparada por séculos. Tudo é paciência. Por que ser impaciente, então? Deus não poderia ter feito tudo em um flash? Não era possível ao homem, dotado de razão, criado pelas mãos de Deus, saber tudo num piscar de olhos? Eu não poderia ter vindo no início dos séculos? Tudo era possível. Mas nada deve ser violência. Nada. A violência é sempre contra a ordem e Deus; e o que vem de Deus é ordem. Não tente ser superior a Deus. »
Nota/comentário do site revelacaocatolica.com:
O fato de o Universo e a Terra terem sido criados em fases sucessivas não quer dizer que houve evolução, mas apenas ordem: uma coisa foi criada de cada vez, na ordem de necessidade. Quando Jesus diz que o homem é a obra do progresso paciente significa que o homem evoluiu em termos de conhecimento e poder (racional e espiritualmente), não biologicamente conforme diz a teoria de Darwin.