Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "Notebooks 1943" (Página 37 – 21/10/1943) Jesus diz:
[...] “
Oh, a dignidade sublime do pai e da mãe! Um santo Episcopado – falo com palavras ousadas, mas verdadeiras – que consagra novos servos a Deus com o crisma do amor conjugal, lava-os com as lágrimas da mãe, veste-os com a obra do pai e os torna portadores da Luz, infundindo o conhecimento de Deus nas mentes das crianças e o amor de Deus nos corações inocentes.
Na verdade, eu digo a vocês que os pais são apenas ligeiramente inferiores a Deus apenas por causa do fato de criarem um novo Adão. Mas, além disso, quando os pais são capazes de fazer do novo Adão um novo pequeno Cristo, então sua dignidade é apenas um grau inferior à do Eterno.
“
Amem seu pai e sua mãe – esta dupla manifestação de Deus de que o amor conjugal se transforma em uma "unidade" – com um amor inferior apenas ao amor que vocês devem ter pelo Senhor seu Deus.
Amem esta manifestação porque sua dignidade e obras são as mais semelhantes às de Deus em relação a você:
esses pais são seus criadores terrestres, e tudo em vocês deve venerá-los como tal.
“
E amem seus filhos, ó pais. Lembrem-se de que a todo direito corresponde um dever e que, se é dever de seus filhos ver em vocês a maior dignidade depois de Deus e dar-lhes o maior amor depois daquele amor total que deve ser dado a Deus,
vocês têm o dever de serem perfeitos para não diminuir a concepção e o amor de seus filhos por vocês.
“
Lembrem-se de é muito gerar carne, mas, ao mesmo tempo, nada. Os animais também geram carne e muitas vezes cuidam dela melhor do que vocês. Mas vocês geraram um cidadão dos céus.
Vocês devem estar preocupados com isso. Não apaguem a luz na alma de seus filhos; não permitam que a pérola da alma de seus filhos se acostume com a lama. Dêem amor, amor santo, a seus filhos, e não cuidado tolo com a beleza física e a cultura humana. Não. É a beleza de suas almas, a educação de seus espíritos, que vocês devem cuidar.
“
A vida dos pais é um sacrifício, assim como a dos padres e professores convictos da sua missão.
Todos os três grupos são "moldadores" daquilo que não morre: o espírito ou a psique, se preferir.
E visto que o espírito está em relação à carne em uma proporção de 1000 para 1, considere o grau de perfeição que os pais, professores e sacerdotes devem tirar para serem verdadeiramente como deveriam.
[...] “
As crianças freqüentemente representam o fracasso espiritual dos pais. Por meio dos filhos, o valor dos pais é visto. Pois, se é verdade que crianças depravadas às vezes nascem de pais santos, esta é a exceção. Geralmente, pelo menos um dos pais não é santo e, como é mais fácil para você copiar o mal do que o bem, a criança copia o menos bom. Também é verdade que às vezes uma criança sagrada nasce de pais depravados. Mas aqui também é improvável que ambos os pais sejam depravados. Por uma lei de compensação, o melhor dos dois é bom para ambos e com orações, lágrimas e palavras faz o trabalho de ambos em moldar a criança para o Céu.
“
Em qualquer caso, ó filhos, sejam como forem seus pais, eu lhes digo: "Não os julguem; apenas amem; apenas perdoem; apenas obedeçam, exceto nas coisas que são contrárias à minha Lei.