Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "O Evangelho como me foi revelado" (1944-1950) (Vol. 2 – Primeiro ano da vida pública de Jesus – Cap. 122. A pregação em Clear Water. "Honra seu pai e sua mãe”. A cura de um menino alienado – Página 142/143 – 03/03/1945) [Jesus diz aos moradores de um local chamado Clear Water, algo como "Águas Claras" ou "Águas Limpas":] Mas para não ser sempre irmãos maus e futuros marido e mulher adúlteros, é necessário aprender desde cedo a respeitar a família, que é a menor e a maior organização do mundo. A menor em relação à organização de uma cidade, de uma região, de um país, de um continente. Mas a maior porque é a mais antiga; porque foi estabelecida por Deus, quando ainda não existia o conceito de pátria, de país, mas o núcleo familiar já estava vivo e ativo, fonte de raça e raças, pequeno reino em que o homem é rei, a mulher rainha e a crianças súditos. Um reino pode durar se for dividido e houver inimizade entre seus habitantes? Não pode. E, na verdade,
uma família não durará se não tiver obediência, respeito, economia, boa vontade, atividade, amor.
“Honre seu pai e sua mãe”, diz o Decálogo. Como eles devem ser honrados? Por que eles devem ser honrados? Eles são honrados pela verdadeira obediência, pelo amor correto, pelo amoroso respeito, por um temor reverencial que não impede a confiança, mas ao mesmo tempo não nos faz tratar os mais velhos como se fôssemos servos e subordinados.
Devem ser honrados porque depois de Deus, pai e mãe são os doadores da vida e de todas as necessidades materiais da vida, são os primeiros professores e os primeiros amigos dos jovens nascidos na terra.
Dizemos: “Que Deus te abençoe” ou “Obrigado” quando alguém pega algo que deixamos cair ou nos dá um pedaço de pão. Não devemos dizer com amor: “Que Deus te abençoe” ou “Obrigado” àqueles que quebram suas costas trabalhando para nos alimentar, tecendo nossas roupas e as mantendo limpas, que se levantam de suas camas para assistir nosso sono, que se privam de seu descanso para nos curar, e fazem para nós uma cama de seu colo, quando estamos mais cansados e tristes?
Eles são nossos professores. Um professor é temido e respeitado. Mas um professor nos ensina quando já sabemos o que é vital para nos sustentarmos, nos alimentarmos e dizermos o essencial, mas nos deixa quando ainda estamos para aprender a lição mais difícil da vida, ou seja, “viver”.
São nosso pai e nossa mãe que nos preparam primeiro para a escola e depois para a vida.
Eles são nossos amigos. Mas qual amigo pode ser mais amigável do que um pai? E qual mais amigável do que uma mãe? Você pode ter medo deles? Você pode dizer: “Eu poderia ser traído por ele ou por ela”? E ainda há o menino tolo ou a menina ainda mais tola, que fazem amizade com estranhos e fecham seus corações ao pai e à mãe e estragam suas mentes e corações com amizades imprudentes, se não culpadas, que é a causa de lágrimas paternas e maternas, que como gotas de chumbo derretido, queimam o coração de seus pais.
Essas lágrimas, no entanto, eu lhe digo, não caem na poeira ou no esquecimento. Deus as pega e as conta. A angústia de um pai oprimido receberá um prêmio do Senhor. Mas o comportamento de um filho que tortura seus pais também não será esquecido, ainda que o pai e a mãe, em seu amor dolorido, implorem de Deus a misericórdia de seu filho culpado.
Diz-se: “Honra teu pai e tua mãe, se queres ter uma vida longa na terra”. E acrescento: “E para sempre no Céu”. Uma vida curta aqui seria um castigo muito leve para aqueles que prejudicam seus pais! A vida futura não é uma história inútil, e na vida futura haverá um prêmio ou uma punição de acordo com como vivemos.
Quem faz mal a um pai ofende a Deus, porque Ele nos manda amar os nossos pais, e quem não os ama comete pecado. Assim, ao invés de sua vida material, ele perde a verdadeira vida de que falei para você, e vai para a morte, ou melhor, ele já está morto, porque sua alma está privada da graça de Deus,
ele já é um criminoso porque ofende o amor santíssimo depois do amor a Deus, tem em si o germe de futuros adultérios, porque de um filho mau se tornará marido infiel, já possui o incentivo da depravação social, porque de um filho mau se origina um futuro ladrão, um feroz assassino violento, um usurário de sangue frio, um hedonista cínico, um traidor asqueroso de sua pátria, de seus amigos, de seus filhos, de sua esposa, de todos. Você pode ter em alta estima e confiar num homem que foi capaz de trair o amor de uma mãe e zombar dos cabelos grisalhos de um pai? Mas ouça um pouco mais: ao dever dos filhos corresponde um dever semelhante dos pais. Maldito seja o filho culpado! Mas maldito seja também o pai culpado. Não faça com que seus filhos o critiquem e o imitem em suas ações erradas. Faça com que eles amem você por causa do amor que você lhes dá com justiça e misericórdia.
Deus é misericórdia.
Que os pais, que estão atrás apenas de Deus, sejam misericordiosos. Seja um exemplo e consolo para seus filhos. Seja sua paz e guia. Seja o primeiro amor de seus filhos. A mãe é sempre a primeira imagem da noiva que gostaríamos de ter. Um pai é para suas filhas a imagem do marido que elas sonham. Comportai-vos de forma que vossos filhos e filhas escolham sabiamente as esposas e os maridos, pensando no pai e na mãe e procurando nos parceiros as sinceras virtudes dos pais.