Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "O Evangelho como me foi revelado" (1944-1950) (Vol. 8 – O terceiro ano da Vida Pública de Jesus – Cap. 527. Falta de iluminação e tentações na natureza humana de Cristo. – Página 107– 08/11/1946) [O apóstolo João diz:] «Estávamos a conversar entre nós e não tínhamos certeza de uma coisa. Isto: se você conhece todo o futuro ou se parte dele está oculto. Alguns de nós disseram uma coisa, outros falaram outra. »
[Jesus diz:] «E o que disseste?»
[João diz:] «Eu disse que o melhor era perguntar-te.»
[Jesus diz:] «E então você veio. Você fez a coisa certa. Isso dá a você e a mim a oportunidade de desfrutar de um momento de amor ... Só muito raramente agora podemos ter um pouco de paz! ... »
[João diz:] "É verdade! Como foram lindos os primeiros tempos!… »
[Jesus diz:] "Sim. Para os homens, que somos, eles eram mais bonitos. Mas para o espírito que está em nós, esses dias são melhores. Porque a palavra de Deus é mais conhecida e porque sofremos mais. Quanto mais se sofre, mais se redime, João ... Portanto, embora nos lembremos dos dias felizes, devemos ter mais apreço por estes que nos entristecem, mas, pela dor, nos dão almas.
Mas vou responder à sua pergunta. Ouça.
Eu sei como Deus. E eu conheço como Homem. Eu conheço eventos futuros porque estou com o Pai desde antes do tempo e vejo além do tempo. Como Homem livre de imperfeições e limitações ligadas ao pecado e aos pecados, tenho o dom da introspecção dos corações. Esse dom não se limita apenas ao Cristo. Mas em diferentes graus está em todos aqueles que, tendo alcançado a santidade, estão tão unidos a Deus que se pode dizer que eles não agem por si mesmos, mas pela Perfeição que existe neles. Por isso, posso responder-lhe que, como Deus, conheço o futuro dos séculos e, como homem justo, conheço o estado dos corações. »João está pensativo e calado.
Jesus o deixa sozinho por um momento, depois diz: «Por exemplo, agora vejo em você este pensamento: “Então meu Mestre conhece exatamente o estado de Judas Iscariotes! ”»
[João diz:] «Oh! Mestre! »
[Jesus diz:] "Sim. Eu sei. Eu sei e continuarei a ser seu Mestre, e gostaria que vocês continuassem sendo seus irmãos. »
[João diz:] «Santo Mestre!… Mas você sempre sabe tudo mesmo? Veja, às vezes dizemos que não é assim, porque Você vai a lugares onde encontra inimigos. Antes de ir, você sabe que vai encontrá-los, e vai lá para lutar contra eles com o seu amor, para ganhá-los para o amor, ou ... você não sabe e só vê os seus inimigos quando eles estão na sua frente e Você leu seus corações? Uma vez você me disse – Você já estava muito deprimido, e sempre pelo mesmo motivo – Você disse que era como quem não vê… »
[Jesus diz:] «Eu experimentei também aquela tortura do homem: ter de prosseguir sem ver, confiando inteiramente na Providência. Devo estar familiarizado com tudo que pertence ao homem, com exceção do pecado.
Não por causa de uma barreira protetora colocada por meu Pai contra a carne, o mundo e o demônio, mas por causa da minha vontade de homem. Eu sou como você. Mas tenho uma força de vontade mais forte do que você. Portanto, estou sujeito à tentação, mas não me rendo a ela. E meu mérito está nisso, como é para você. »[João diz:] «Você ser tentado!… Parece-me quase impossível…»
[Jesus diz:] «Porque as tentações não o afetam muito. Você é puro e pensa que eu, sendo mais puro do que você, não deveria experimentar a tentação.
Na verdade, a minha parte carnal é tão fraca em comparação com a minha castidade, que nunca é percebida pelo meu ego. É como se uma pétala batesse em um pedaço sólido de granito. Ela desliza ... O próprio demônio está cansado de atirar aquela flecha em mim. Mas, João, você não considera quantas outras tentações existem ao meu redor? »
[João diz:] «Perto de você? Você não anseia por riquezas ou honras ... Então, quais são elas? ... »
[Jesus diz:] «E você não leva em consideração que tenho uma vida, afeições e deveres para com minha Mãe, e que tais coisas Me tentam a evitar o perigo? A Cobra chama isso de “perigo”. Mas seu verdadeiro nome é “Sacrifício”. E você não acha que eu também tenho sentimentos? Meu ego moral está presente em Mim e sofre ofensas, escárnio, traição. Oh! Meu João! Você percebe como a falsidade e os mentirosos são repugnantes para Mim?
Você sabe quantas vezes o demônio Me tenta a reagir contra essas coisas que Me entristecem, abandonando minha mansidão e me tornando insensível e intolerante? E, por último, você não considera quantas vezes ele sopra o fôlego ardendo de orgulho e diz: “Tenha orgulho disso ou daquilo. Você é ótimo. O mundo te admira. Os elementos estão ao seu serviço!”.
A tentação de ter prazer em ser santo! O mais sutil de todos!
Quantos perdem a santidade já adquirida, por causa de tanto orgulho! Como Satanás corrompeu Adão? Tentando sua sensualidade, seu pensamento, seu espírito. Não sou eu o homem que deve recriar o homem? A nova humanidade virá de mim. E há Satanás tentando da mesma forma destruir, e para sempre, a raça dos filhos de Deus. Agora vá até seus companheiros e repita minhas palavras para eles.
E não me pergunte se eu sei ou não o que Judas está fazendo. Considere que eu te amo. Esse pensamento não é suficiente para encher um coração? » Ele o beija e o dispensa.