Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "Notebooks 1943" (Página 85 – 01/07/1943) Jesus diz: “
Não deve causar espanto que uma alma experimente tentações. Na verdade, quanto mais a criatura avança em meu Caminho, mais violenta é a tentação . “Satanás é invejoso e astuto. Ele, portanto, revela sua inteligência onde mais esforço é necessário para arrebatar uma alma do céu.
Não há necessidade de tentar um homem do mundo que vive para a carne. Satanás sabe que ele já está trabalhando por conta própria para matar sua alma e o deixa agir. Mas uma alma que quer ser de Deus atrai todo o seu rancor . “Mas as almas não devem tremer. Elas não devem desanimar.
Ser tentado não é um mal. É um mal ceder à tentação .
“Existem grandes tentações. Diante delas, as almas retas colocam-se imediatamente em estado de defesa. Mas existem pequenas tentações que podem fazer você cair sem que você perceba. Elas são as armas refinadas do Inimigo . Ele as usa quando vê que a alma está desconfiada e alerta em relação às grandes. Ele então ignora os principais instrumentos e recorre às refinadas, tão sutis que chegam até você de qualquer lugar. “
Por que eu permito isso? Onde estaria o mérito se não houvesse luta? Vocês poderiam se chamar meus se não bebessem do meu cálice? "O que você acha? Que meu cálice era apenas de dor? Não, criaturas que Me amam. Cristo – Ele lhe diz isso para lhe dar coragem – experimentou a tentação antes de você. “
Você acha que era só aquela no deserto? Não. Então Satanás foi derrotado pelos principais meios, por oposição às suas principais tentativas. Mas na verdade vos digo que eu, o Cristo, fui tentado em outras ocasiões .
O Evangelho não diz isso. Mas, como meu Amado Discípulo afirma [João 21:25], "Se todos os milagres operados por Jesus fossem narrados, a terra não seria suficiente para conter os livros." “Refleti, queridos discípulos.
Quantas vezes Satanás deve ter tentado o Filho do Homem a persuadi-lo a desistir de sua evangelização? O que você sabe do esgotamento da carne cansada de perambular continuamente, e do esgotamento da alma, que se viu e se sentiu rodeada de inimigos e de almas que O seguiram por curiosidade ou esperança de lucro humano? Quantas vezes, em tempos de solidão, o Tentador me rodeou de prostração!
E na noite do Getsêmani, você não consegue imaginar o requinte com que tentou vencer a última batalha entre o Salvador da raça humana e o inferno? “
Não é concedido à mente humana conhecer e penetrar no segredo dessa luta entre o divino e o demoníaco . Só eu, que vivi isso, estou familiarizado com ele, e assim vos digo que estou onde quer que esteja quem sofre por causa do Bem. Estou onde quer que esteja um seguidor Meu. Estou onde quer que esteja um pequeno Cristo. Estou onde quer que o sacrifício seja consumado. “E digo-vos, almas que expiam por todos, vos digo: não temais. Eu estou com vocês até o fim. Eu, o Cristo, venci o mundo, a morte e o diabo ao preço do meu Sangue. Mas eu dou a vocês, almas vítimas, meu Sangue contra o veneno de Lúcifer.”
Nota/comentário do site revelacaocatolica.com:
João 21, 25: “Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever."