Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "Notebooks 1943" (Página 77 – 27/06/1943) Jesus diz:
“
O olho humano não pode olhar para o sol, mas pode olhar para a lua. Os olhos da alma não podem olhar para a perfeição de Deus como ela é. Mas pode olhar para a perfeição de Maria.
“Maria é como a lua em comparação com o sol. Ela é iluminada por Ele e reflete a luz que a iluminou sobre você, mas adoçando-a com aquelas brumas místicas tornando-a suportável para sua natureza limitada.
É por isso que eu a tenho proposto a você por séculos como modelo para todos vós que desejei como meus irmãos e irmãs, precisamente em Maria.
“
Ela é a mãe. Que doçura para os filhos olharem para a mãe! Por isso a dei a vocês, para que tivessem uma doce Majestade cujo esplendor bastava para te encantar, mas não para te cegar.
Eu me mostrei, em meu brilho como o Deus-Homem, com absoluta Inteligência e perfeição, apenas à almas especiais que escolhi por motivos além de qualquer questão. Mas, junto com esse dom, tive de que dar-lhes outro que as tornassem capazes de suportar o conhecimento de Mim sem serem aniquiladas por ele.
“Mas todos vocês podem olhar para Maria. Não porque ela é como vocês. Oh não! Sua pureza é tão elevada que eu, seu Filho e Deus, a trato com veneração. Sua perfeição é tal que todo o Paraíso se curva diante de seu trono, sobre o qual desce o eterno sorriso e o eterno esplendor de Nossa Trindade. Mas este esplendor, que
a penetra e deifica mais do que qualquer outra criatura , está impregnado com os véus extremamente brancos de sua carne imaculada, através dos quais Ela brilha como uma estrela, reunindo toda a luz de Deus e espalhando como um brilho suave sobre todas as criaturas.
E, além disso,
Ela é a Mãe eternamente. E Ela tem toda a misericórdia de Mãe, te desculpando, intercedendo e instruindo pacientemente. A alegria de Maria é grande quando Ela pode dizer a alguém que a ama: "Ame meu Filho". Minha alegria é grande quando posso dizer a alguém que Me ama: "Ame minha Mãe". E nossa alegria é muito grande quando vemos isso em um de vocês, abandonando meus pés, vai até Maria, ou, abandonando o colo de Maria, vem em minha direção. Pois a Mãe se alegra em dar ao Filho outros cheios de amor e o Filho se alegra em ver a Mãe amada pelos outros. Nossa glória não busca se impor, mas se completa na glória de outro.
“Eu, portanto, digo a você: "Ame Maria. Eu te entrego a Ela, que te ama e te iluminará somente com a suavidade de seu sorriso"”.