Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "Notebooks 1943" (Página 141/142 – 02/08/1943) Jesus diz:
[...] “Diga ao Padre, [Padre Migliorini]
[o Diretor Espirititual de Maria Valtorta] que está pedindo um sinal para persuadir seus irmãos na religião de certas verdades que não podem ser negadas, que estou dando a ele a mesma resposta dada ao homem rico, Epulo: "Se eles não ouvirem Moisés e os Profetas, eles não ouvirão nem mesmo alguém que ressuscitou dos mortos".
[...] “
Mas nem mesmo se eu aparecesse, eles acreditariam em mim. Eles colocariam em movimento todas as ferramentas da ciência para pesar, listar e analisar a maravilha da minha aparência e recitar todos os raciocínios de sua cultura, perturbando profetas e santos a fim de citar – ao contrário e da maneira que eles acham mais confortável – as razões pelas quais eu, o Rei e Senhor da Criação, não poderia aparecer.
[...] “Veja, minha alma.
Existem poucas coisas que eu condeno tão severamente quanto este elemento de racionalismo, que deflora, profana e mata a Fé – eu digo "Fé" com uma letra maiúscula para expressar a Fé verdadeira, absoluta e régia. Eu o condeno como meu assassino contratado. É isso mesmo que me mata nos corações e que preparou e prepara tempos muito tristes para a Igreja e para o mundo.
“
Eu amaldiçoei outras coisas. Mas não vou amaldiçoar nada como eu amaldiçoo isso. Foi a semente da qual surgiram muitas outras doutrinas venenosas. Foi o elemento traiçoeiro que abriu as portas ao inimigo. Na verdade, abriu as portas para Satanás, que nunca reinou tanto como desde que o racionalismo reinou.
“Mas é dito: "Quando o Filho do Homem vier, não encontrará fé nos corações".
O racionalismo, portanto, faz seu trabalho. Eu farei o meu.
“Bem-aventurados aqueles que, ao fecharem a porta ao pecado e às paixões, conseguem fechar as portas do templo secreto em face da
ciência que nega, e vivem sozinhos com Aquele que é Tudo, até o fim.
“Em verdade vos digo que apertarei no coração o infeliz que cometeu um crime humano e se arrependeu dele, desde que sempre tenha admitido que tudo posso,
mas adotarei uma face de Justiça para aqueles que, com base na doutrinária ciência humana, negar o sobrenatural nas manifestações que o Pai gostaria que eu desse.