Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "Notebooks 1944" (Página 191/192 – 25/03/1944) Jesus diz
[a respeito da profecia sobre a vinda do Messias]:
[...] "Na profecia do meu profeta está declarado: "Ele terá manteiga e mel como alimento até que seja capaz de rejeitar o mal e escolher o bem".
"Por sua sabedoria, permanecendo nele mesmo em sua condição de homem, em que sua natureza divina havia sido aniquilada, sob a exigência de um amor tão grande que é incompreensível para você – um amor que o incitou a se humilhar, o Infinito, na miséria circunscrita da carne mortal –
Ele sempre foi capaz de distinguir entre o Bem e o Mal. Ele não precisou de anos para chegar à posse da razão e à faculdade de discernimento. E se, para não violar a ordem, Ele queria seguir os estágios comuns da vida humana sob aquela aparência de incapacidade de uma criança, da semi-incapacidade de uma criança, Ele possuía ocultamente os tesouros de sua Sabedoria infinita. "
Mas essa palavra profética significa que Ele se alimentaria de humildade e ocultação até o momento em que, quando chegasse a hora, Ele se tornaria o Mestre de Israel, o Mestre do mundo. Meu testemunho, o Defensor da causa do Pai, e, como uma chama livre de ocultação, Ele brilharia no poder de sua Luz e sua Natureza Messiânica, mostrando gentileza para com os bons e severidade para com os ímpios, tremendo, regando e fecundando os corações, e dando ao homem – não a Si mesmo, pois Ele não tinha necessidade desse dom – discernimento para distinguir entre o Bem e o Mal, removendo toda dúvida e toda nebulosidade a esse respeito.
“
Ele veio para aperfeiçoar a Lei e torná-la clara para vocês com seu ensino e capaz de ser seguido com seu exemplo. Ele veio e amou o Bem e rejeitou tanto o Mal que concordou em morrer para que o Bem triunfasse no mundo e nos corações e o Mal seria derrotado por seu Sangue divino.
"Chega de manteiga e mel para meu Cristo quando Ele chegou à idade adulta. Mas vinagre e fel.
Vinagre e fel na hora final, precedido pelo vinagre e fel de três anos de vida pública continuamente combatido por seus inimigos e dificultado pela carga de seus amigos e discípulos.