Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "O Evangelho como me foi revelado" (1944-1950) (Vol. 6 – O terceiro ano da Vida Pública de Jesus – Cap. 422. O descontentamento de Judas Iscariotes que motiva uma lição sobre deveres e servos inúteis – Página 206/207 – 24/04/1946) [Maria Valtorta comenta:] Judas Iscariotes, que resmunga desde que Jesus mencionou a cidade de Cesaréia [aonde Filipe queria ir rever a sua esposa e suas filhas] , levanta a voz como se o beijo [na testa] dado a Filipe o tivesse feito perder o controle de suas ações. E diz:
«Quantas coisas inúteis! Eu realmente não entendo por que é necessário ir para Cesaréia!» e ele diz isso com impetuosidade raivosa; ele parece sugerir: «e Você que quer ir lá é um tolo.»
[Bartolomeu diz:] «Não cabe a você julgar a necessidade do que fazemos, mas ao Mestre» Bartolomeu responde-lhe.
[Judas Iscariotes diz:] "Sério? Porque não? Como se visse claramente as necessidades naturais!»
[Pedro diz:] "Eu digo! Você está louco ou são? Você percebe de quem está falando?» pergunta Pedro sacudindo-o pelo braço.
[Judas diz:] «Eu não estou louco. Eu sou o único com cérebro sólido. E eu sei o que estou dizendo.»
[Tiago, Simão, Tomé e Judas de Alfeu dizem:] «Você está dizendo coisas lindas!» «Implore a Deus que não as leve em consideração!», «A modéstia não é o seu ponto forte!», «Alguém pode pensar que você tem medo de ir à Cesaréia e descobrir o que você é», diz Tiago de Zebedeu, Simão Zelote, Tomé e Judas de Alfeu, respectivamente.
O Iscariotes dirige-se ao último: «Não tenho nada a temer e não tens nada a descobrir. Mas cansei de ver que passamos de um erro a outro, arruinando-nos: conflitos com os membros do Sinédrio, discussões com fariseus. Os romanos são a gota d"água… »[Bartolomeu diz:] "O que? Há menos de dois meses você estava radiante, você estava cheio de confiança, você estava, você era ... você era tudo porque Cláudia era sua amiga!» comenta Bartolomeu ironicamente quem, sendo o mais ... intransigente, é aquele que não se rebela contra os contatos com os romanos apenas por obediência ao Mestre.
Judas fica sem palavras por um momento porque a lógica da observação irônica é óbvia e, a menos que esteja preparado para parecer ilógico, não pode contradizer o que disse anteriormente. Mas logo se recompõe e diz: «Não é por causa dos Romanos que digo isso. Quero dizer, por causa dos romanos como inimigos. Elas ... afinal são apenas quatro mulheres romanas, quatro, cinco, seis no máximo, prometeram nos ajudar e vão ajudar. Mas é porque isso aumentará o ódio de Seus inimigos, e Ele não se dá conta disso e ... »
[Jesus diz:] «O ódio deles é intenso, Judas. E você sabe disso tão bem quanto eu, até melhor do que eu», diz Jesus, enfatizando com serenidade a palavra «melhor».
[Judas diz:] "Eu? Eu? O que você quer dizer? Quem sabe as coisas melhor do que você?»
[Jesus diz:] «Acabaste de dizer que tens consciência das necessidades e de como as utilizas…» retruca Jesus.
[Judas diz:] «No que diz respeito às coisas naturais, sim. Eu digo que Você conhece os assuntos espirituais melhor do que ninguém.»
[Jesus diz:] "Isso é verdade. Mas eu estava apenas dizendo que você sabe melhor do que eu, coisas desagradáveis, vergonhosas, naturais, se quiser chamá-las assim, como o ódio dos Meus inimigos, como seus propósitos ...»
[Judas diz:] "Eu não sei de nada! Eu não sei de nada. Juro por minha alma, por minha mãe, por Jeová ... »
[Jesus diz:] "É suficiente! Está escrito que não se deve jurar [Leviticus 19,12] » ordena Jesus com tal severidade que até mesmo Seu semblante parece petrificado na perfeição de uma estátua.
[Judas:] «Bem, não vou jurar. Mas devo dizer, já que não sou escravo, que não é necessário, que não serve para nada, pelo contrário, é perigoso ir à Cesaréia, falar com os romanos… »
[Jesus diz:] «E quem te disse que isso vai acontecer?» pergunta a Jesus.
[Judas diz:] "Quem? Tudo! Você precisa ter certeza de algo. Você está no caminho de um ... » ele para e percebe que a ira o está fazendo falar demais.
Em seguida, retoma: «E digo-te que deves pensar também nos nossos interesses. Você nos privou de tudo: casa, ganhos, afeições, paz. Somos perseguidos por sua causa e seremos perseguidos ainda mais tarde. Porque Você, Você diz isso de todas as maneiras possíveis, irá embora um belo dia. Mas vamos ficar. Estaremos arruinados, mas nós… »[Jesus diz:] «Não sereis perseguidos quando eu não estiver mais entre vós. Eu, que sou a Verdade, te digo isso. E digo-lhe que recebi o que você espontânea e insistentemente Me deu. Portanto, você não pode dizer que tirei de você, com abuso de poder, até mesmo um dos cabelos que caem quando você os arruma. Por que você está me acusando? » Jesus agora está menos severo, Seu semblante triste expressa o desejo de trazer Judas de volta à razão gentilmente e acho que sua compaixão, tão plena e tão divina, atua como um freio aos outros, que não seriam tão solidários com o culpado.
Judas percebe isso também e com uma das bruscas mudanças de sua alma impelidas por
duas forças opostas, ele se lança ao chão batendo na cabeça e no peito e gritando: «Porque eu sou um demônio. Eu sou um demônio. Salve-me, Mestre, como Você salva tantos endemoninhados. Me salve! Salve-me! »[Jesus diz:] «Não deixe o seu desejo de ser salvo ficar inativo.»
[Judas diz:] "Isso existe. Você pode ver isso. Eu quero ser salvo. »
[Jesus diz:] "Por mim. Você espera que Eu faça tudo.
Mas eu sou Deus e respeito sua vontade. Vou te dar força para que você diga: “Eu quero”. Mas para não querer ser escravo deve partir de ti. »
[Judas diz:] "Eu quero! Eu quero! Mas não vá para Cesaréia. Não vá!
[Judas diz:] Ouça-me como você ouviu João, quando queria ir para Achor
[uma cidade]. Temos todos os mesmos direitos. Todos nós o servimos da mesma maneira.
Você é obrigado a nos satisfazer pelo que fazemos ... Trate-me como Você tratou João! Quero isso! Que diferença existe entre ele e eu? »
[Tiago diz:] «A alma é diferente! Meu irmão nunca teria falado como você. Meu irmão não… »
[Jesus diz:] «Fique quieto, Tiago. Eu falarei. Para todo mundo. E você
[Judas] se levante e se comporte como um homem, como eu o trato, não como um escravo gemendo aos pés de seu mestre. Seja um homem, pois você deseja tanto ser tratado como João, que, na verdade, é mais do que um homem porque é casto e cheio de Caridade. Vamos. Está tarde. Eu quero cruzar o rio ao amanhecer. Os pescadores voltarão depois de transportar os potes de lagosta e é fácil encontrar um barco. A lua em seus últimos dias eleva seu fino crescente cada vez mais alto. Seremos capazes de andar mais rápido com sua luz aumentada.