Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "O Evangelho como me foi revelado" (1944-1950) (Vol. 6 – Terceiro ano da vida pública de Jesus – Cap. 410. Provocações de Judas Iscariotes no grupo apostólico – Página 164/165 – 05/04/1946) [Judas Iscariotes reclama aos demais apóstolos:] «Claro! Claro! Eu sei que vocês são todos eruditos, sabidos, sensatos, gente boa, perfeitos ... Vocês são tudo! Tudo!
Eu sou apenas a ovelha negra do rebanho branco! ... Eu sou apenas o cordeiro bastardo, a desgraça que se revela e coloca chifres de carneiro ... Eu sou apenas o pecador, o imperfeito, a causa de todo o mal entre nós, em Israel, no mundo ... talvez também nas estrelas ... não aguento mais! Não tanto porque vejo que sou o último, mas porque vejo que os tolos, como aqueles dois tolos que falam com o Mestre [Judas se refere aos apóstolos Tiago e João], são admirados como se fossem dois oráculos sagrados, cansei de… »
[Pedro diz:] «Escuta, menino…» Pedro começa a dizer, enquanto o seu rosto fica vermelho não tanto pelo calor, mas pelo esforço em se controlar.
Mas Judas Tadeu o interrompe
[e diz a Judas Iscariotes]: «Você está julgando os outros pelos seus próprios padrões? Tente ser você mesmo também um “tolo” como meu irmão Tiago e João de Zebedeu, e não haverá mais imperfeições no grupo apostólico.»
[Judas Iscariotes diz:] «Vejam agora, se eu não tenho razão! Eu sou a imperfeição! Ah! isso é demais! Mas é… »
[Tomé diz:] «Sim, acho que foi muito o vinho que o José nos fez beber e com este calor está a incomodá-lo… é só uma reação do sangue…» diz muito calmamente Tomé, para fazer piada da briga, que está prestes a surgir.
Mas Pedro esgotou a paciência e com os dentes cerrados e os punhos cerrados para continuar a dominar-se, diz:
«Escuta rapaz. Só uma coisa é aconselhável para você: se afastar por um tempo… »[Judas Iscariotes diz:] "Eu? Me afastar? Por seu pedido? Só o Mestre pode me dar ordens e eu só obedecerei a Ele. Quem é Você? Um pobre… »[Pedro diz:] «Um pescador ignorante, grosseiro, imprestável. Você está certo ... eu sou o primeiro a dizer isso. E diante do onipresente Deus que tudo vê, testifico que prefiro ser o último ao invés do primeiro, declaro que gostaria de ver você ou qualquer outra pessoa em meu lugar, mas você acima de tudo,
para que você fosse libertado do monstro do ciúme, que o torna injusto, e eu gostaria de ter de te obedecer, meu garoto ... E acredite, isso me custaria muito menos trabalho do que ter de falar com você como o “primeiro”.
Mas Ele, o Mestre, me designou o “primeiro” entre vocês ... E eu devo obedecê-lo antes de tudo, mais do que eu devo obedecer a qualquer outra pessoa. E você também deve obedecer. E com meu bom senso de pescador, digo-lhe para se afastar, não como você entendeu, confundindo minhas palavras calmantes com palavras ardentes, mas para ir embora por um curto período e ficar sozinho para meditar ... Você estava atrás de todos nós no caminho (de Bether ao vale). Faça isso de novo ... O Mestre à frente ... você na retaguarda ... nós ... os tolos
[como Judas os chama], no meio ... Tudo o que é preciso fazer para entender e se acalmar é ficar sozinho ... Ouça-me ... É melhor para todos nós e principalmente para você ... »
E Pedro pega Judas pelo braço e o puxa para fora do grupo, dizendo: «Olha, fica aí enquanto nos juntamos ao Mestre. Então venha devagar, devagar ... e verá que em breve a tempestade passará» e o deixa, juntando-se aos seus companheiros que já se encontram a poucos metros à frente. [Pedro diz aos outros apóstolos:] «Ufa! Eu suava mais falando com ele do que caminhando ... Que temperamento!
Será que algum dia conseguiremos algo dele? » [Judas Tadeu, o primo/irmão de Jesus, diz:] «Nunca, Simão Pedro. Meu irmão insiste em mantê-lo. Mas… Ele nunca conseguirá nada de bom com ele» responde Judas Tadeu para ele. [André diz:] «É um verdadeiro castigo para nós!» sussurra André, e ele conclui: «João e eu quase temos medo dele e sempre ficamos quietos temendo novas brigas.» [Bartolomeu diz:] «É de fato a melhor política», afirma Bartolomeu.
[Judas Tadeu diz:] «Não consigo ficar calado», admite Tadeu.
[Pedro diz:] «Também não tenho muito sucesso… Mas descobri o segredo para o conseguir» diz Pedro.
"Qual? Diga-nos… » todos perguntam.
[Pedro diz:] «Trabalhando como um boi no arado. Até um trabalho inútil ... Algo que serve para tirar do meu peito o fardo que está se formando dentro de mim ... algo que não seja Judas.»
[Tiago de Zebedeu diz:] «Ah! Compreendo! É por isso que você estragou tanto as plantas ao descer para o vale! É por isso, hein? » pergunta Tiago de Zebedeu.
[Pedro diz:] «É isso ... Mas hoje ... aqui ... não tive nada para quebrar sem causar danos. Só existem árvores frutíferas e seria um pecado estragá-las ... trabalhei três vezes mais ... me quebrando ... para não ser o velho Simão Pedro de Cafarnaum ... E meus ossos doem ...»
Bartolomeu e o zelote fazem o mesmo gesto e pronunciam as mesmas palavras: abraçam Pedro, exclamando:
«E tu estás espantado por Ele te ter nomeado o primeiro entre nós? Você é um professor para nós… »[Pedro diz:] "Eu? Por isso? ... Uma ninharia! ... Sou um homem pobre ... Peço-lhes apenas que me amem dando-me conselhos sábios, simples conselhos de amor. Amor e simplicidade para que me torne como vocês… E só por Jesus, porque já está tão aflito… »
[Mateus diz:] "Você está certo. Para que ao menos não possamos ser a causa de sua dor! » exclama Mateus.