Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "O Evangelho como me foi revelado" (1944-1950) (Vol. 6 – Terceiro ano da vida pública de Jesus – Cap. 398. O discurso de despedida em Hebron e as ilusões de Judas Iscariotes – Página 125 – 07/03/1946) [Maria Valtorta comenta:] Atrás de Jesus, em um grupo, os apóstolos estão conversando. Eles estão falando ansiosamente um com o outro.
[Bartolomeu diz:] «Que sermões! Eles causaram um estremecimento! » diz Bartolomeu.
[André diz:] «Mas como são tristes! Eles fazem você chorar! » diz André com um suspiro.
[Judas Iscariotes diz:] "É a sua despedida! Eu estou certo. Ele está realmente se movendo em direção ao Seu trono » exclama Judas Iscariotes.
[Pedro diz:] "Trono! Acho que Ele se refere a perseguições em vez de honras! » comenta Pedro.
[Judas Iscariotes diz:] "De modo nenhum! O tempo das perseguições acabou! Ah! Eu estou feliz!" grita o Iscariotes.
[João diz:] "Você é sortudo! Gostaria de voltar aos dias em que não éramos tão conhecidos, há dois anos… Tremo pensando nos dias futuros… » diz João.
[Judas Iscariotes diz:] «Porque tens o coração fraco…
Mas eu! Já vejo o futuro… Procissões!… Cantores!… Gente prostrada!… Homenagem de outros países!… Oh! Está na hora! Camelos realmente virão de Midiã [Isaías 60,6] e multidões de todos os lugares ... e haverá uma multidão ... não apenas os três pobres Reis Magos ... Israel será tão grande quanto Roma ... Maior que Roma ... A glória dos Macabeus, de Salomão … Todas as glórias serão ultrapassadas… Ele… o Rei dos reis… e nós… Seus amigos… Oh! Altíssimo Deus! Quem me dará forças para essa hora? ... Quem me dera que o meu pai ainda estivesse vivo! ... » Judas exulta.
[Maria Valtorta comenta:]Ele é brilhante evocando o futuro que sonha viver. Jesus está muito à frente. Mas ele para. O futuro rei, segundo Judas, está com sede e coloca as mãos em concha para pegar um pouco de água em um riacho e beber ... como um pássaro ou um cordeiro no pasto. Ele então se vira e diz: «Aqui tem alguns frutos silvestres. Vamos escolher alguns para saciar nosso apetite… »
[Simão Zelote diz:] «Está com fome, Mestre?» pergunta Simão Zelote.
[Jesus diz:] «Sim, estou» Jesus confessa humildemente.
[Pedro diz:] "Não admira! Você deu tudo àquele pobre coitado ontem à noite! » exclama Pedro.
[Filipe diz:] «Mas por que não quiseste parar em Hebron?» pergunta Filipe.
[Jesus diz:] «Porque Deus me chama em outro lugar. Você não sabe. »
[Maria Valtorta comenta:] Os apóstolos encolhem os ombros e começam a colher os frutos ácidos das plantas selvagens espalhadas pelas encostas das montanhas. Eles se parecem com pequenas maçãs silvestres. E o Rei dos reis alimenta-se deles com Seus companheiros, que fazem caretas por causa da acidez da fruta verde selvagem. Jesus, absorto em pensamentos, come e sorri.
[Pedro diz:] «Quase me zangas!» exclama Pedro.
[Jesus diz:] «Porquê?»
[Pedro diz:] «Porque Você poderia ter se sentido confortável
[se Jesus tivesse se hospedado na cidade de Hebron] e o povo de Hebron teria ficado feliz, em vez disso, Você está arruinando Seu estômago e dentes com este veneno, que é mais amargo e azedo do que grama coberta de vitríolo.»
[Jesus diz:] «Oh! Eu tenho você que Me ama! Quando eu for levantado
[na cruz] e tiver fome e sede, pensarei com desejo ardente nesta hora, nesta comida, em vocês que agora estão Comigo e que então ... »
[Judas Iscariotes diz:] «Mas então não terás fome nem sede! Um rei tem tudo! E estaremos ainda mais perto de Você! » exclama o iscariotes. [Jesus diz:]
«É o que você diz.»[Bartolomeu diz:]«E achas que isso não vai acontecer, Mestre?» pergunta Bartolomeu.
[Jesus diz:] «Não, Bartolomeu. Quando te vi debaixo da figueira, o seu fruto era tão azedo que qualquer homem que o tivesse comido teria a língua e a garganta queimadas ... Mas o fruto azedo da figueira ou destas plantas é mais doce que um favo de mel em comparação com o que Minha ascensão
[na cruz] será para Mim ... Vamos ... » e Ele sai novamente, à frente de todos, meditando, enquanto os apóstolos atrás Dele sussurram ...