Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "O Evangelho como me foi revelado" (1944-1950) (Vol. 5 – Terceiro ano da vida pública de Jesus – Cap. 338. Judas Iscariotes perde o poder do milagre. A parábola do bom fazendeiro – Página 133 e 135 – 19/10/1945) [Maria Valtorta comenta:] A estrada para Saphet deixa a planície de Korazim e sobe uma notável cordilheira densamente coberta de árvores. Um riacho desce as montanhas em direção ao lago de Tiberíades.
Os peregrinos estão esperando em uma ponte para aqueles que foram enviados a Merom. E eles não precisam esperar muito.
Os outros, de fato, a caminhar rapidamente chegam pontualmente ao encontro e encontram com grande alegria o Mestre e os seus companheiros e os informam do seu caminho, que também foi abençoado com alguns milagres, realizados por sua vez por «todos os apóstolos». Mas Judas Iscariotes retifica: «Com exceção de mim, porque nada pude fazer». Sua mortificação em admitir isso é dolorosa. [Tiago de Zebedeu diz:] «Dissemos que era devido ao fato de estarmos lidando com um grande pecador» responde Tiago de Zebedeu. E ele explica. «Sabe, Mestre? Era Jacó e ele estava muito doente. É por isso que ele te invocava, porque tinha medo da morte e do julgamento de Deus. Mas ele está mais avarento do que nunca, agora que prevê um verdadeiro desastre para suas plantações, que foram completamente arruinadas pela geada. Perdeu todo o seu grão e já não pode semear porque está doente e a sua serva não está apta para arar o campo, porque está esgotada pelo cansaço e pela fome, pois ele economiza também na farinha para o pão, apreendida como ele pois tem medo de ficar sem comida algum dia. Nós aramos uma grande extensão de terreno para ele e talvez tenhamos pecado, porque trabalhamos o dia todo na sexta-feira, também depois do pôr do sol até o anoitecer, e mesmo assim com tochas e fogueiras. Filipe, João e André sabem fazer isso, eu também. Trabalhamos muito ...
Simão, Mateus e Bartolomeu nos seguiram removendo o milho que havia crescido e estava estragado, e Judas foi em Seu nome pedir uma sementinha a Judas e Ana, prometendo que os visitaríamos hoje. Ele conseguiu e foram sementes escolhidas. Então dissemos: “Vamos semear amanhã”. É por isso que estamos um pouco atrasados porque começamos no início do pôr do sol. Que o Pai Eterno nos perdoe considerando o motivo pelo qual pecamos. Judas, entretanto, permaneceu perto da cama de Jacó para convertê-lo. Ele pode falar melhor do que nós. Pelo menos foi o que Bartholomeu e o Zelote disseram espontaneamente. Mas Jacó se fez de surdo a todos os seus argumentos. Ele queria ser curado, porque sua doença lhe custava dinheiro e ele insultou a serva chamando-a de preguiçosa. Quando ele disse: “Se me recuperar, serei convertido”,
Judas impôs-lhe as mãos para acalmá-lo. Mas Jacó continuou tão doente como antes. Judas ficou desanimado e nos contou. Tentamos antes de ir para a cama. Mas não obtivemos um milagre. Agora Judas afirma que é porque ele perdeu o Seu favor, pois ele desagradou a Você e agora está com o coração desanimado. Mas dizemos que é porque tínhamos diante de nós um pecador obstinado, que finge conseguir tudo o que deseja e estabelece condições e dá ordens a Deus. Quem está certo?"
[Jesus diz:] «Vocês sete. Você disse a verdade.
[...] Jesus também olha para ele… e depois pergunta: «Judas, para quem estou falando?»
[Judas Iscariotes diz:] «Para mim, Mestre.
É porque não tenho mais poder. Você tirou de mim para aumentá-lo em João, Simão, Tiago, em todos, exceto em mim. Você não me ama, é isso! E vou acabar não te amando mais e amaldiçoando a hora em que te amei e me arruinei aos olhos do mundo por um rei covarde, que é oprimido até pela população. Eu não esperava isso de Você! »
[Jesus diz:] «Nem eu de você. Mas eu nunca te enganei. E eu nunca forcei você. Então, por que você permanece Comigo? »
[Judas Iscariotes diz:] "Porque eu amo você. Eu não posso me separar de você.
Você me atrai e me enoja. Desejo-te tanto quanto o ar que eu respiro e ... tu me assustas. Ah! Estou amaldiçoado! Estou amaldiçoado! Por que você não expulsa o demônio de mim, já que pode? »[Maria Valtorta comenta:] O rosto de Judas está lívido e transtornado, ele parece um louco cheio de ódio e medo ... Ele me lembra, embora vagamente, a máscara satânica de Judas na Sexta-feira Santa. E o rosto de Jesus me lembra do açoitado nazareno, que sentado em uma banheira revirada no pátio do pretório olha para seus zombadores com toda a sua misericórdia amorosa. Jesus diz, e já parece haver um soluço em Sua voz: «
Porque em ti não há arrependimento, mas apenas ódio contra Deus, como se Ele fosse culpado do teu pecado.»
Judas esboça uma maldição horrível entre os dentes ...
[os discípulos dizem:] «Mestre, encontramos alojamento. Há lugar para cinco num local, para três no outro, para dois num terceiro e depois dois lugares podem acomodar um cada. Não encontramos nada melhor » dizem os discípulos.
[Jesus diz:] "Tudo bem. Eu irei com Judas Iscariotes » diz Jesus.
[Judas diz:] "Não. Prefiro ficar sozinho. Estou chateado. Você não conseguiria descansar… »
[Jesus diz:] «Como quiseres… irei com Bartolomeu. Você pode fazer o que quiser. Enquanto isso, vamos aonde houver mais espaço, para que todos jantemos juntos. »