Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "Notebooks 1943" (Página 201/202 – 11/09/1943) Jesus diz: “
Muitas almas estão perdidas porque querem "buscar o que está acima delas e o que está acima de sua capacidade de investigação", como diz Sirach [Eclesiástico] (3:22). “É o veneno antigo. O homem sempre teve, e tem, formas doentias de curiosidade e atos de profanação sacrílega. Ele quer estimular sua investigação em regiões que a sabedoria divina mantém envoltas em mistério, não por um poder ciumento, mas por um amor previdente. Ai se o homem soubesse tudo sobre o futuro e os segredos do universo! Vocês não teriam mais paz espiritual e paz natural. Deixem as áreas intocadas do universo cuja posse daria a vocês armas para perturbarem cada vez mais suas existências como indivíduos e como espíritos. “
Já disse que não me oponho às obras da inteligência humana. Se eu me opusesse, teria que dizer que sou inconsistente comigo mesmo, pois dei ao homem o intelecto para ele usar e não para manter inativo. No entanto, pela boca da Sabedoria, eu digo,
"Não queiram ser escrutinadores curiosos das obras de Deus; não busquem ir além dos limites que estabeleci para separar seu poder de poderes mais fortes do que o seu, das leis cósmicas, dos segredos das forças naturais e, acima de tudo, dos mistérios do além cuja verdade e cuja vida só eu tenho o direito de revelar a vocês, pois eu sou o Senhor de todas as coisas, enquanto vocês são apenas os hóspedes desta pobre terra e não sabem o que está reservado para vocês além da vida na terra. “
Acredite na outra vida. Basta acreditar nisso. Acredite que nela há uma recompensa e um castigo, fruto de uma santa Justiça, que espera ser aplicada a cada um. Eu fiz você saber disso para o seu bem. Não é necessário que você saiba mais. “
Com seus atos de curiosidade fofoqueira, não perturbe a paz sobrenatural da outra vida.
Mesmo que se trate dos atormentados – isto é, daqueles que não têm paz porque estão separados de Mim – sua penetração sempre aumenta a perturbação. Por que perturbar a serenidade dos céus com ecos da terra? Por que aumentar o tormento dos punidos com vozes relembrando o mundo onde mereciam o castigo? Respeite os primeiros e tenha misericórdia dos últimos. “Só eu, o Senhor do Céu e da Terra, árbitro supremo de todas as coisas, Poder perfeito em todas as coisas, posso tomar tais iniciativas e renovar os contatos do homem com o mistério da outra vida. Eu sozinho. Por isso lhes envio meus mensageiros, e sempre com um bom propósito, nunca se curvando a indagações humanas tolas e profanadoras. “Bem-aventurados os que crêem sem terem visto, disse a Tomé, e repito a todos os curiosos e incrédulos da terra.
Não há necessidade de provas para acreditar na segunda vida, que – por enquanto, saiba disso – não é como você especula, mas como eu disse: uma segunda vida, uma, não um conjunto completo de vidas. Vós sois homens e não grãos que, quando semeados novamente, brotam uma, duas, dez, cem vezes por todas as vezes que são semeados. “Não há necessidade de provas. Minha palavra é suficiente. Pois
se você disser que acredita nisso e depois buscar provas sobrenaturais para acreditar, você mente e me chama de mentiroso. Você mente porque com sua boca você diz que acredita e com sua mente você não acredita e busca provas. Você me chama de mentiroso porque sua busca de provas traz em si o pensamento – abafado, mas bastante intenso – de que posso ter dito algo falso. "
Como punição de tais formas inúteis, perigosas e tolas de curiosidade e de tais pensamentos irreverentes e sacrílegos, eu permito que nos miseráveis indagadores sobre o que não é necessário para o homem inquirir, deve ser criada confusão mental, perturbação dos espíritos e uma séria ferida para a Fé, no melhor deles, e a morte da Fé e do espírito no pior. “Quem são os melhores entre esses violadores do mistério? São eles que se aproximam não para Me levar a julgamento, pois não posso ser provado, mas para Me buscar, a quem eles não podem buscar por outros meios mais seguros: humilde e elevado, como Aquele que os indicou: o Cristo, que veio deliberadamente à Terra para trazer a sã doutrina que os guiaria à segunda vida e para fundar a Igreja, repositório e Mestra da minha doutrina. Não conseguem abraçar os pés da Igreja com a simplicidade das crianças e a humildade dos santos e dizer-lhe: "Amo-te; Eu te obedeço; guie-me." Mas eles Me procuram com pensamento reto. Portanto, ainda tenho muita misericórdia para com eles.
“Quem são os piores entre esses violadores do mistério? São eles que o abordam por mera curiosidade científica, para benefício humano, de qualquer tipo de que seja feito: desde dinheiro vil dado como preço de suas ciências mágicas ao lucro direto que pode vir para eles (pelo menos eles acham que pode vir a eles) de guias ultramundanos. Mas esse não é a forma como os guias são obtidos. Eles vêm espontaneamente, sob meu comando, e não por meio de uma chamada humana. Serei um Juiz de inexorável severidade para com eles pela falta de Fé e respeito pelo Mestre desta vida e da Vida verdadeira e pela falta de respeito pelo falecido, a quem só eu tenho direito de emitir ordens capazes de tirá-los de suas moradas além da terra.
Nota/comentário do site revelacaocatolica.com:
Vejamos o que diz o livro do Eclesiástico 3:22: "22.Não procures o que é elevado demais para ti; não procures penetrar o que está acima de ti. Mas pensa sempre no que Deus te ordenou. Não tenhas a curiosidade de conhecer um número elevado demais de suas obras,"