Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "Notebooks 1944" (Página 429/431 – 26/07/1944) Jesus diz:
[...] "Do amanhecer ao anoitecer e do anoitecer ao amanhecer, Deus é misericordioso e benéfico para convosco, e apenas alguns que são raras exceções entre os filhos de Deus levantam o olhar e o coração para dizer a Ele com um sorriso: "Obrigado, bom Pai. Eu reconheço a sua mão neste presente". Quando você mostrar misericórdia, faça-o apenas por amor – a Deus, para imitar o bom Pai; ao próximo, para obedecer à minha palavra e ao meu exemplo.
"
Oração! Oh, que coisa boa é a oração! Deus a colocou no coração do homem, como a necessidade de respirar. Não é de fato a respiração da alma? Sem respiração, o movimento do sangue também cessa, e o corpo morre. A oração é o que mantém o espírito vivo, mantendo-o sempre à vista de Deus. Dois que se vêem não se esquecem. Não é verdade? Pois bem, a oração é para colocar-se aos olhos de Deus, como filho ou filha, e dizer: "Aqui estou. Sei que Tu és meu Pai e, portanto, sou querido junto de Ti. Com quem posso falar na certeza de ser compreendido se não para Aquele que me ensinou a Palavra, a sua Palavra?"
"Mas a oração, como outras coisas, deve ser pura. Não feita para ganho humano.
Entre os bilhões de orações feitas na terra todos os dias, 999 milhões pedem alegria humana, dinheiro e saúde, e às vezes até chegam a pedir a morte para se libertar de alguém que o odeia, pedir infortúnio para um de seus semelhantes que, com ou sem razão, é culpado de não ser do seu agrado. Deus pode fazer o mal para deixar alguém que odeia contente?
"Apenas um milhão de orações são ditas para solicitar ajuda sobrenatural que permitirá que você alcance a perfeição que deseja alcançar para fazer algo agradável a Deus, que deseja que você seja santo e esteja reunido a Ele. Esses milhões de orações levantam-se com humildade e gratidão e dizem: "Pai, ajuda-me a santificar-me. Minha fraqueza precisa de Ti para ser forte. Pai, quero amar-te perfeitamente e não posso. Ensina-me a fazê-lo. Tu, amor. Pai, Eu sei e lembro o que o Senhor já me deu. Sem o Senhor, eu seria miserável no corpo e ainda mais no espírito. Obrigado, Pai, por tudo. Eu digo: “Continue, continue com seus benefícios”. Mas não fora de uma sede de bem-estar humano. Mais do que pela carne, digo: "Continue" pelo meu espírito, ao qual quero devolver a Pátria eterna. Santo Pai, a tua criaturinha suspira no teu peito. Apoia-me no caminho para que eu não seja desviado para outras estradas e virei para você, meu descanso e alegria".