Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "O Evangelho como me foi revelado" (1944-1950) (Vol. 2 – Segundo ano da vida pública de Jesus – Cap. 157. Em Nazaré. Jesus dá os contornos dos principais deveres das mulheres em sua nova missão – Página 236 – 07/05/1945) [Jesus diz:] Discípulo significa seguir a disciplina do Mestre, de Sua doutrina. Portanto, em um sentido amplo, todos aqueles que agora e nos séculos futuros seguirão a Minha doutrina, serão chamados de discípulos. E para evitar citar muitos nomes, dizendo: discípulos de Jesus segundo o ensino de Pedro e André, de Tiago ou João, de Simão ou Filipe, de Judas ou Bartolomeu, ou de Tomé e Mateus, eles serão chamados de “cristãos” por uma só palavra, que os unirá todos sob um sinal. Mas na grande massa de seguidores da Minha disciplina já selecionei os primeiros e os segundos e o mesmo será feito ao longo dos séculos em Minha memória.
Como no Templo, e mesmo antes, nos dias de Moisés, havia um Pontífice, os sacerdotes, os Levitas, os responsáveis por vários serviços, ofícios e deveres, os cantores e assim por diante, então em Meu novo Templo, tão grande quanto a terra, que durará tanto quanto a terra, haverá superiores e subordinados, todos úteis e amados por Mim, e além disso, haverá mulheres, a nova categoria, que Israel sempre desprezou confinando-as às canções virginais no templo ou para o ensino das virgens no Templo. Nada mais.
Não discuta se isso era justo ou não. Na religião fechada de Israel e nos dias da Ira era justo. Toda a vergonha recaía sobre as mulheres, origem do pecado. Na religião universal de Cristo e nos dias do perdão, tudo isso mudou. Toda a Graça foi reunida em uma Mulher [Nossa Senhora] e Ela a entregou ao mundo, para que pudesse ser redimido. A mulher, portanto, não é mais o desdém de Deus, mas a ajuda de Deus.
E através da Mulher, amada pelo Senhor, todas as mulheres podem tornar-se discípulas do Senhor, não só como massa de fiéis, mas como sacerdotisas menores, assistentes dos sacerdotes, aos quais tanto podem ajudar ao seu lado e entre os fiéis e não fiéis, entre aqueles que serão trazidos a Deus não tanto pelo chamado de palavras sagradas, mas pelo sorriso santo de uma das Minhas discípulas.