Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "O Evangelho como me foi revelado" (1944-1950) (Vol. 6 – Terceiro ano da vida pública de Jesus – Cap. 421. O endemoninhado curado. Os fariseus e a maldição contra o Espírito Santo – Página 204/205 – 22/04/1946) [Jesus diz:] E você continua sendo filho de Deus até que, por sua própria vontade, renuncie a sê-lo.
E alguém renuncia a tal filiação quando nega Deus e a Palavra que Deus enviou entre os homens para conduzir os homens a Deus. Então, quando um homem não Me reconhecer na presença dos homens, por temer ser prejudicado por tal reconhecimento, Deus não o reconhecerá como Seu filho, e o Filho de Deus e do homem não o reconhecerá na presença dos anjos no Céu, e aqueles que Me renegam na presença dos homens, serão rejeitados como filhos na presença dos anjos de Deus.
E aqueles que falaram mal do Filho do homem ou contra Ele ainda serão perdoados, porque rogarei ao Pai por seu perdão, mas aqueles que blasfemam contra o Espírito Santo não serão perdoados.
Por quê isso? Porque nem todos podem entender a extensão do Amor, sua infinidade perfeita e ver Deus em um corpo como o corpo de cada homem. Os gentios, os pagãos não podem acreditar nisso pela fé, porque sua religião não é o amor. Também entre nós, o terrível respeito de Israel por Jeová pode impedir as pessoas de acreditarem que Deus se tornou homem e o mais humilde dos homens.
É uma falha não acreditar em mim. Mas quando se baseia no temor excessivo de Deus, ainda assim é perdoado. Mas não pode ser perdoado aquele que não cede à verdade que resplandece por meio de Minhas ações e nega que o Espírito de Amor tenha cumprido a promessa de enviar o Salvador no tempo determinado, o Salvador precedido e acompanhado pelos sinais preditos.
Aqueles que me perseguem conhecem os profetas. As profecias estão cheias de mim.
Eles estão familiarizados com as profecias e sabem o que eu faço. A verdade é evidente. Mas eles negam porque querem negar. Eles negam sistematicamente que eu não sou apenas o Filho do homem, mas também o Filho de Deus, predito pelos profetas, Aquele que nasceu de uma Virgem, não da vontade do homem, mas do Amor Eterno, do Espírito Eterno, Quem me anunciou para que os homens pudessem me reconhecer.
Como são capazes de dizer que a noite da Expectativa de Cristo ainda dura, eles persistem em manter os olhos fechados, para que não vejam a Luz que está no mundo, e por isso negam o Espírito Santo, sua verdade e sua Luz. E eles serão julgados mais severamente do que aqueles que não sabem. Nem serão perdoados por dizerem que sou “satanás”, porque o Espírito opera coisas divinas, não satânicas para mim. E eles não serão perdoados por levar as pessoas ao desespero, quando o amor os havia levado à paz.
Porque essas são todas as ofensas contra o Espírito Santo. Contra este Espírito Paráclito que é Amor e concede amor e pede amor e que espera o Meu holocausto de amor para se difundir em amor sábio, iluminando os corações dos Meus fiéis.