Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "Notebooks 1943" (Página 104 – 10/07/1943) Jesus
[ao aconselhar Maria Valtorta sobre o relacionamento conturbado com sua mãe, que era insensível e não demonstrava amor por ela] diz:
[...] “
Você sabe como deve amar sua mãe para poder continuar a amá-la? Com um amor exclusivamente espiritual. O outro é inútil. Ela não vê, não entende e não sente. E ela o atropela, fazendo você sangrar em sua humanidade. Portanto, eu digo a você: Ame-a apenas espiritualmente. Ou seja, ame e trabalhe por sua pobre alma. E não direi mais nada, pois você é uma filha e não quero que falte honra para com uma mãe. Eu sou Deus e Juiz. Eu poderia fazer isso. Mas com você eu não quero fazer isso. Mesmo que um dos pais seja o culpado, esse pai deve ser respeitado por ser um "pai".
“Ame sua pobre alma. Ela precisa muito de sua caridade como filha. Com relação à vida eterna, os pais e mães que pecam contra seus filhos precisam da ajuda e do perdão dos filhos para que sua punição seja mitigada.
“Refleta muito sobre o que digo, pois não é necessário acrescentar mais nada. Se você parar para considerá-la apenas uma mulher, não poderá honrá-la. Eu concordo. Mas considere que ela é uma alma filha de Deus e muito, muito, muito rudimentar. Sua caridade como filha deve trabalhar para reparar suas deficiências –
você deve enriquecê-la para que ela não se apresente como muito pobre [espiritualmente] diante de Deus, o Juiz.
“
Você tem misericórdia dos enfermos e amor pelas crianças. Mas que infantilidade espiritual é maior do que a de sua mãe? E que enfermidade espiritual é maior do que a de sua mãe? Então, abrace seu espírito sombrio e opaco, e levante-o em direção à Luz.
“
O amor espiritual é difícil. Eu sei. Mas é amor com perfeição. É o amor que Eu tive por tantas pessoas enquanto era mortal. Eu sabia quem iria me trair. Eu sabia quem iria me negar. Eu sabia quem iria fugir naquela hora tremenda. Nada era obscuro para mim. Pois então, realizei prodígios incomensuráveis de amor espiritual – pois minha Carne e meu Sangue, para tentar salvar seus espíritos, tremiam de repulsa quando sentiam estarem perto de covardes, negadores e principalmente o traidor.
“Eu salvei muitos dessa forma. Somente aqueles completamente possuídos pelo diabo – digo completamente – resistiram à minha lavagem de amor espiritual.