Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "O Evangelho como me foi revelado" (1944-1950) (Vol. 6 – Terceiro ano da vida pública de Jesus – Cap. 381. A parábola do administrador infiel e astuto. Hipocrisia dos fariseus e conversão de um essênio – Página 77 – 10/02/1946) O essênio não responde às perguntas, mas pergunta
[a Jesus]: «Como Tu me deste uma resposta convincente sobre o livre arbítrio, e sobre ela meditarei com boa vontade, esperando poder aceitá-la, diga-me agora. Você realmente acredita na ressurreição dos corpos e na vida das almas completada por ela? »
[Jesus diz:] «E queres que Deus acabe assim com a vida do homem?»
[o essênio diz:] «Mas a alma ... Já que a alma se alegra com a sua recompensa, por que fazer ressurgir a matéria? Aumentará a felicidade das almas abençoadas? »
[Jesus diz:] «Nada aumentará a bem-aventurança de um santo quando possui Deus. Ou melhor, uma coisa só a aumentará no Último Dia: o conhecimento de que não há mais pecado.
Mas você não acha que é justo que, como durante este dia corpo e alma estiveram unidos na luta para possuir o Céu, eles devem estar unidos também no Dia eterno para desfrutar a recompensa? Você não está convencido? Por que você vive em continência e meditação, então? »
[o essênio diz:] «Para ser ... um homem mais perfeito, o senhor sobre os outros animais que obedecem aos seus instintos sem controle e para ser melhor que a maioria dos homens que se sujam de animalidade, mesmo que exibam filactérios, franjas, borlas e vestes largas e se autodenominam “os separados”.»
[os fariseus dizem:] Anátema! Os fariseus, ao ouvirem a observação pungente, que é aprovada pela multidão com um murmúrio, ficam agitados e gritam como loucos. «Ele está nos insultando, Mestre! Você está ciente de nossa santidade. Defenda-nos » gritam gesticulando.
Jesus responde: «Ele também está ciente da tua hipocrisia. As vestimentas não têm nada a ver com santidade. Quando você merecer ser elogiado, poderei falar. Mas minha resposta a você, essênio, é que você se sacrifica por muito pouco. Por quê? Para quem? Por quanto tempo? Para elogios humanos. Por um corpo mortal. Por um período tão curto quanto o vôo de um falcão. Eleve seu sacrifício. Acredite no Deus verdadeiro, na bem-aventurada ressurreição, no livre arbítrio do homem. Levar uma vida ascética, mas por razões sobrenaturais.
E com o seu corpo ressuscitado você desfrutará da felicidade eterna. »
[o essênio diz:] "É tarde! Eu sou velho! Talvez eu tenha perdido minha vida em uma seita errônea ... É o fim! ... »
[Jesus diz:] "Não. Nunca é o fim para quem quer o bem! Ouçam, pecadores, e vocês, que estão errados, ou vocês, seja qual for o seu passado. Arrependam-se. Venham para o Misericórdia. Ela abre seus braços para você. Eu te mostro o caminho. Eu sou a fonte vital pura. Livre-se do que o enganou até agora. Tire a roupa e venha até a fonte.
Revesti-vos de luz. Revivam.