Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "Notebooks 1943" (Página 175/176 – 22/08/1943) Jesus diz:
“
Antes de encerrar este ciclo, há algo a ser dito sobre as duas ressurreições.
“
A primeira começa quando a alma se separa do corpo e aparece diante de Mim no julgamento individual. Mas é apenas uma ressurreição parcial. Em vez de uma ressurreição, poderia ser chamada de libertação do espírito do invólucro da carne e o espírito espera para se reunir à carne para reconstituir o templo vivo, criado pelo Pai, o templo do homem criado à imagem e semelhança de Deus.
“Uma obra em que falta uma parte é incompleta e, portanto, imperfeita.
O homem como obra, perfeito em sua criação, é incompleto e imperfeito se não for unido novamente em suas diferentes partes.
Destinadas ao reino da luz ou morada das trevas, os homens devem estar eternamente em um ou outro com sua perfeição como carne e espírito.
“A primeira e a segunda ressurreição são assim mencionadas. Mas observe.
“
Aquele que matou seu espírito com uma vida terrena de pecado vem a Mim, no julgamento particular, com um espírito que já está morto. A ressurreição final fará com que sua carne tome novamente o peso do espírito para morrer com ele completamente. Considerando que aquele que venceu a carne na vida terrena vem a Mim, no julgamento particular, com um espírito vivo que, ao entrar no Paraíso, aumenta seu modo de viver.
“
Aqueles que estão sendo purgados também estão "vivos". Doentes, mas vivos. Quando a cura é obtida na expiação, eles entrarão no lugar que é a Vida. Na ressurreição final, seus espíritos, vivos com minha Vida, à qual estarão indissoluvelmente unidos, assumirão novamente a carne para torná-la gloriosa e viver com ela totalmente, assim como eu vivo com ela.
“
É por isso que se fala da primeira e da segunda morte e, consequentemente, da primeira e da segunda ressurreição. O homem deve chegar a esta posse eterna da Luz por sua própria vontade – pois no Paraíso você possui Deus, e Deus é Luz, como por sua própria vontade ele também pode querer perder a Luz e o Paraíso. Eu te ajudo, mas a vontade deve ser sua.