Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "Notebooks 1943" (Página 272 – 21/10/1943) Jesus diz:
[...]“Se vocês, homens irrefletidos, considerarem cuidadosamente minha Lei em seus conselhos e mandamentos, verão que ela depende inteiramente do amor. Amor a Deus, amor ao próximo.
“No primeiro mandamento, eu, Deus, me imponho ao teu amor reverencial com toda a solenidade que é digna da minha natureza, em relação ao teu nada: "Eu sou o Senhor, teu Deus".
"Vocês se esquecem disso com muita frequência,
ó homens que pensam que são deuses, e, a menos que tenham um espírito vivificado pela graça em vocês, vocês não são nada além de pó e putrefação, animais que unem à animalidade a astúcia da inteligência possuída pela Besta, quem o faz fazer as obras das feras – piores do que as das feras: as obras dos demônios.
“
Digam a vocês mesmos de manhã e à noite; diga a si mesmo ao meio-dia e à meia-noite; diga a si mesmo quando você come, quando você bebe, quando você vai para a cama, quando você acorda, quando você trabalha, quando você descansa; diga a si mesmo quando você ama; diga a si mesmo quando fizer amizade; diga a si mesmo quando você comanda e quando você obedece; diga sempre a si mesmo: Eu não sou Deus. Comida, bebida e sono não são Deus. Trabalho, descanso, ocupações e obras de gênio não são Deus. Amizades não são Deus. Superiores não são Deus. Só um é Deus: meu Senhor, que me deu esta vida para que com ela eu possa merecer a Vida que não morre; que me deu roupas, comida e morada; que me deu trabalho para que eu ganhasse a vida e engenhosidade para que eu pudesse testemunhar ser o rei da terra; que me deu a capacidade de amar e as criaturas serem amadas "com santidade" e não com luxúria; que me deu poder e autoridade para que eu pudesse fazer disso um meio de santidade e não de condenação.
Eu posso me tornar semelhante a Ele, uma vez que Ele disse: "Vocês são deuses", mas apenas se eu viver sua Vida, ou seja, sua Lei, apenas se eu viver sua Vida, ou seja, seu Amor. Um só é Deus: Ele.Eu sou seu filho e súdito, o herdeiro de seu reino. Mas se eu desertar e trair, se eu criar para mim mesmo um reino meu no qual quero ser rei e deus em termos humanos, então eu perco o verdadeiro Reino e meu destino como filho de Deus é perdido e degradado em o de um filho de Satanás, pois não se pode servir ao egoísmo e ao amor ao mesmo tempo, e quem serve ao primeiro serve ao Inimigo de Deus e perde o Amor, ou seja, perde Deus.