Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "Notebooks 1944" (pág. 17/18) Foi-me concedido ver Jesus e João, o Primeiro ao lado deste, com o braço direito sobre os ombros de João, que
é muito mais baixo e atarracado do que Jesus. Mas muito bonito.
Ele não tem barba nem bigode – embora ele tenha pelo menos um pouco de loiro claro sobre o lábio superior que se perde na cor rosada de seu rosto.
Ele tem cabelos louros, mas a beleza é mais clara do que a de Jesus: um louro castanho, não o louro acobreado de Jesus.
Seus olhos também são azuis. Um azul claro que é, no entanto, mais intenso do que o de Maria
[Nossa Senhora], mas não tão profundo ou tão brilhante quanto o de Jesus. Os olhos de uma criança pura, mansa e amorosa. Olhos para os quais é repousante olhar.
A boca tem o sorriso sereno de uma criança feliz – é claro porque está perto de seu Mestre. Não é o sorriso arrebatado de Maria ou de Cristo, cheio de dignidade e seriedade quase melancólica. É um sorriso mais humano do que os outros dois. Mas muito bonito.
[Em seguida, Jesus responde sobre a fortuita semelhança entre Ele e o apóstolo João:].
Jesus diz:
[...] “As semelhanças físicas não têm importância, Maria
[Jesus se dirige à Maria Valtorta]. São combinações fortuitas. Há parentes que não se parecem tanto fisicamente como dois que não são parentes, e vice-versa. Há também atrações físicas pelas quais dois semelhantes se amam mais do que dois diferentes, quase como se um contemplasse um segundo eu no outro, vendo o outro adornado com aqueles enfeites que o amor traz à vista e que, para aqueles que amam, tornam perfeito o objeto de seu amor. Mas isso não tem importância.
"
Deve-se ter em mente que a Galiléia não era um mundo vasto e que havia relativamente poucos galileus, que quase sempre se casavam entre si, e que os traços corporais se repetiam assim em dois ou três tipos que durante séculos foram encontrados uma e outra vez naqueles rostos. Não seria errado dizer que em todas as pequenas cidades, se alguém fosse voltar aos primórdios, seriam encontrados dois ou três ramos da família original que se casaram novamente e novamente entre si, dando origem a uma característica física marcante em toda a raça.
"
Portanto, não deveria causar surpresa que João exibisse uma semelhança física comigo. Ele era um galileu louro – uma particularidade que era mais raro que o caso do galileu de cabelos escuros, mas que também existia. Mas sua semelhança era ainda mais marcante no que diz respeito ao espírito.
[...] "
João morreu velho, mas as décadas que se passaram não obscureceram aquela pureza angelical, que não conheceu outra chama senão a do amor divino e nenhuma outra carícia do que a de minha mãe
[João cuidou de Nossa Senhora após a morte de Jesus].
"
Ele era o mais jovem do grupo apostólico. O Iscariotes veio atrás dele na idade. E ele, também, poderia ter sido como João em virtude da idade dele. Mas ele não foi. E se não era virgem, também não se tornou casto depois de me conhecer. Ele era impuro. E impureza impede a obra de Deus nos corações e favorece a de Satanás como nenhuma outra paixão.