Stephen Austin. Obra: "Uma Enciclopédia sobre a Extraordinária Obra de Maria Valtorta" (http://www.valtorta.org.au/Defence/Maria%20Valtorta%20Summa%20%26%20Encyclopedia.pdf, edição de junho/2017) [270/271:]Um artigo relata sobre o famoso William F. Buckley, Jr. (que é considerado o avô do movimento conservador americano):
Embora Buckley admirasse as representações poderosas de Valtorta da crucificação, ele pode não saber o quão profunda era a fonte de seu conhecimento na produção dessas representações. Por exemplo, Buckley escreveu: “O relato de Valtorta, ou pelo menos a maior parte dele que lida especificamente com o sofrimento suportado, seria uma leitura dolorosa descrevendo qualquer morte por crucificação. Valtorta é dolorosamente absorvida pelos detalhes físicos. Ou ela já foi estudante de medicina ou então estudou anatomia, osso por osso."
A verdade é que Valtorta não fez nenhum dos dois – faculdade de medicina ou estudo de anatomia.
Ela teve uma educação muito simples. No entanto, a profundidade de suas descrições, que Buckley notou, não foi perdida por outros observadores também. Dr. Nicholas Pende, um endocrinologista que (como Buckley) mostrou imensa surpresa com a sofisticação e precisão com que Valtorta
descreveu os espasmos de Jesus durante as visões da crucificação, comentou sobre suas descrições como constituindo “
um fenômeno que apenas alguns médicos informados saberiam como explicar, e ela o faz em um estilo médico autêntico”.
[pág. 415:]O Dr. Nicholas Pende, um ilustre clínico médico, endocrinologista de renome mundial e consultor da Sagrada Congregação dos Ritos para o exame científico de curas consideradas milagrosas, escreveu em um depoimento assinado em 23 de janeiro de 1952:
... para mim, é uma verdadeira obra-prima tanto do aspecto de seu estilo quanto da beleza de sua linguagem e forma.
... O que despertou em mim, médico, a maior admiração – e espanto – é pela perícia com que Valtorta descreve uma fenomenologia que poucos médicos consumados saberiam explicar – o cenário da agonia de Jesus na Cruz ... A pena e a maior emoção invadem o leitor cristão ao ler esta surpreendente página, com um estilo verdadeiramente médico, do manuscrito de Maria Valtorta.