Revelacaocatolica.com
Culto às Imagens e relíquias (devoção)

 O culto às relíquias é bíblico e nos conecta com a história da salvação e com a memória dos santos

Diácono João Victor Mariano

No vídeo abaixo do Youtube, o Diácono João Victor Mariano, ao refutar uma fala protestante, ensina que o objetivo do culto às relíquias não é atrair turistas e arrecadar dinheiro dos fiéis, mas sim ganhar almas para Deus. A Igreja Católica não exige dinheiro para os fiéis venerarem as relíquias. “As relíquias nos conectam com a história da salvação e com a memória dos santos” (Santo Papa João Paulo II). A própria Bíblia traz exemplos de veneração às relíquias:
  • Atos dos Apóstolos 19:11-12: “11.Deus fazia milagres extraordinários por intermédio de Paulo, de modo que lenços e outros panos que tinham tocado o seu corpo eram levados aos enfermos; 12.e afastavam-se deles as doenças e retiravam-se os espíritos malignos.”
  • 2Reis 13: “21.Ora, aconteceu que um grupo de pessoas, estando a enterrar um homem, viu uma turma desses guerrilheiros e jogou o cadáver no túmulo de Eliseu. O morto, ao tocar os ossos de Eliseu, voltou à vida e pôs-se de pé.
    São Policarpo, que viveu entre os anos 69 e 155 teve os seus restos mortais venerados. São Jerônimo, no séc. V, dizia que “Quando vemos um relíquia, nós não veneramos o objeto em si, mas sim aquele a quem ela está associada: o santo que viveu e morreu em Cristo.".




  • Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.