Padre Alex NogueiraNo vídeo abaixo do Youtube, o Padre Alex Nogueira ensina que o Jubileu decretado pelo Papa é bíblico e está fundamentado nas seguintes passagens da Escritura Sagrada:
Lucas 4:18-19 (Jesus cita o profeta Isaías, que, por sua vez, cita o ano do Jubileu previsto no livro do Levítico 25:10-13): "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor”.
Levítico 25:10-13: “ 10.Santificareis o quinquagésimo ano e publicareis a liberdade na terra para todos os seus habitantes. Será o vosso jubileu. Voltareis cada um para as suas terras e para a sua família. 11.O quinquagésimo ano será para vós um jubileu: não semeareis, não ceifareis o que a terra produzir espontaneamente, e não vindimareis a vinha não podada, 12.pois é o jubileu que vos será sagrado. Comereis o produto de vossos campos. 13.Nesse ano jubilar, voltareis cada um à sua possessão.”
O ano do Jubileu era um tempo de muita graça entre o povo de Israel e as quatro principais características eram:
1) libertação de escravos;
2) perdão de dívidas;
3) Descanso da terra agrícola;
4) Retorno de propriedades aos donos originais.
A Igreja Católica, inspirada na Sagrada Escritura, estabeleceu que o Jubileu ocorrerá agora de 25 em 25 anos e terá três características principais:
1) abertura da Porta Santa, simbolizando a entrada em um caminho da graça. A Porta Santa representa o próprio Cristo, conf. João 10,9: "Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem".
2) concessão de indulgências: os fiéis que praticam as obras estabelecidas para o Jubileu e cumprem com as condições tradicionais (confissão, comunhão e oração pelo Papa) recebem indulgências plenárias.
3) ser um tempo especial de conversão, arrependimento dos pecados, perdoar às pessoas que lhe ofenderam, voltar à unidade da Igreja, viver a experiência da misericórdia, da caridade.
O Papa pode convocar jubileu extraordinário, assim como o Jubileu da Misericórdia que ocorreu entre 2015 e 2016. Para lucrar as indulgências plenárias é necessário confessar os pecados ao Sacerdotes (com contrição perfeita), receber a eucaristia, rezar pelo Papa e realizar uma das obras prescritas (peregrinação, piedosa visita a lugar sagrado, obras de misericórdia, penitências: jejum, abstinências etc)