Revelacaocatolica.com
Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Divina Trindade

 O pecado entristece o Espírito Santo, que foi dado alegre ao homem

Bíblia Ave Maria (NT) (Efésios 4:29-32)

29 Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível, e benfazeja aos que ouvem.
30 Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção.*
31 Toda amargura, ira, indignação, gritaria e calúnia sejam desterradas do meio de vós, bem como toda malícia.
32 Antes, sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo.

Patrística (ano 142-155) - Obra: "Patrística: Padres Apostólicos" - O Pastor de Hermas, Décimo Mandamento - São Paulo, Ed. Paulus, 1995 (pág. 208/209)

O homem triste pratica sempre o mal. Em primeiro lugar, pratica o mal porque entristece o Espírito Santo, que foi dado alegre ao homem. [...] Com efeito, a oração do homem triste jamais tem a força de subir ao altar de Deus”. Eu perguntei: “Por que a súplica do homem triste não sobe ao altar?” Ele [o anjo da penitência] respondeu: “por que a tristeza reside no seu coração. Unida à oração, a tristeza não permite que a oração suba pura ao altar. O vinho misturado com vinagre não tem o mesmo sabor. Igualmente acontece com a tristeza: misturada com o Espírito Santo, não conserva a própria oração. Purifica-te portanto, dessa tristeza maligna, e viverás em Deus.




Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.