Revelacaocatolica.com
Deus
       Provas e evidências sobre a existência de Deus

 A natureza acusa a existência de um artífice

Bíblia Ave Maria (AT) (Sabedoria 13:1-9)

1 São insensatos por natureza todos os que desconheceram a Deus e, através dos bens visíveis, não souberam conhecer aquele que é, nem reconhecer o artista, considerando suas obras.*
2 Tomaram o fogo, ou o vento, ou o ar agitável, ou a esfera estrelada, ou a água impetuosa, ou os astros dos céus, por deuses, regentes do mundo.
3 Se tomaram essas coisas por deuses, encantados pela sua beleza, saibam, então, quanto seu Senhor prevalece sobre elas, porque é o criador da beleza que fez essas coisas.
4 Se o que os impressionou é a sua força e o seu poder, que eles compreendam, por meio delas, que seu criador é mais forte;
5 pois é a partir da grandeza e da beleza das criaturas que, por analogia, se conhece o seu autor.
6 Contudo, estes só incorrem numa ligeira censura, porque, talvez, eles caíram no erro procurando Deus e querendo encontrá-lo:*
7 vivendo entre suas obras, eles as observam com cuidado, e porque eles as consideram belas, deixam-se seduzir pelo seu aspecto.
8 Ainda uma vez, entretanto, eles não são desculpáveis,
9 porque, se eles possuíram luz suficiente para poder perscrutar a ordem do mundo, como não encontraram eles mais facilmente aquele que é seu Senhor?

Aristides de Atenas (Grécia, séc. II), Patrística - Obra: "Patrística: Padres Apologistas" - Apologia, segundo os fragmentos gregos - Vol. 2, Ed. Paulus, São Paulo, 1995, 311p. (pág. 39 e 41)

Ó rei! Por providência de Deus, eu vim a este mundo e, tendo contemplado o céu, a terra e o mar, o sol, a lua e o restante, fiquei maravilhado com sua ordem. Vendo, porém, que o mundo e tudo quanto nele existe se move por necessidade, entendi que aquele que o move e o mantém fortemente é Deus, porque todo aquele que move é mais forte do que o movido e todo aquele que mantém é mais forte do que o mantido. Digo, portanto, que Deus, o mesmo que ordenou tudo e o mantém fortemente conservado, é sem princípio e eterno, imortal e sem necessidades, acima de todas as paixões e defeitos, da ira, do esquecimento, da ignorância e de tudo o mais; por ele, porém, tudo subsiste. Não necessita de sacrifício, nem de libação, nem de nada do que aparece; todos, porém, necessitam dele. (pág. 39)
Toda ordem é construção de algum artífice e todo o construído tem princípio e fim.(pág. 41)

Augusto Cury (Brasil, 1958-?) - Obra: "Análise da Inteligência de Cristo: o Mestre da Sensibilidade" - São Paulo, Ed. Academia de Inteligência, 2000, 214p. (pág. 200/201)

“Ao olharmos para o universo percebemos tudo tão belo e organizado, entretanto onde está o seu autor? [...] O universo todo, incluindo as milhões de espécies da natureza, acusam a existência de um criador. [...] É próprio de um autor assinar a sua obra, ainda que com pseudônimo, mas, ao que tudo indica, o Criador deixou que os inumeráveis detalhes da sua criação falassem por si só, fossem a sua própria assinatura. [...] Por que ele não reivindica o que é seu e nos cobra "impostos" para usufruir sua mais excelente propriedade?”



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.